Temporizador de velas para o teu carro

Temporizador de velas incandescentes for marcas Top de carro
- Temporizador de velas BMW Série 3
- Temporizador de velas VW GOLF
- Módulo das velas de incandescência RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Temporizador de velas SEAT IBIZA
- Temporizador de velas OPEL CORSA
- Módulo das velas de incandescência MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Temporizador de velas AUDI A4
- Temporizador de velas BMW Série 5
- Módulo das velas de incandescência AUDI A3
- BMW Série 1
- Temporizador de velas FORD FOCUS
- Temporizador de velas VW PASSAT
- Módulo das velas de incandescência VW POLO
- HONDA CIVIC
- Temporizador de velas MERCEDES-BENZ Classe E
- Temporizador de velas FORD FIESTA
- Módulo das velas de incandescência PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Temporizador de velas defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Arranque do motor diesel com a vela de incandescência
As velas de incandescência são indispensáveis no arranque a frio do motor diesel. Possibilitam o pré-aquecimento da câmara de combustão, possibilitando o processo de ignição do motor diesel. Para o funcionamento adequado das velas de incandescência, é necessária uma unidade de controlo separada.
Diferenças entre o motor a diesel e a gasolina
A diferença importante entre o motor a gasolina e o motor a diesel é a sua ignição. Enquanto que num motor a gasolina cada processo exige uma ignição separada, os motores diesel são os chamados auto-igníferos. Isto significa que o combustível injectado provoca combustão de forma independente quando sob pressão suficiente. Os motores diesel requerem uma pressão de funcionamento mais elevada do que os motores a gasolina. Num motor auto-ignífero uma pressão de 180 bares é comum, ao passo que nos motores a gasolina a pressão é de 75 bares.
Esta pressão interna elevada apenas ocorre em condições ideais: o motor tem de estar suficientemente quente e todas as peças de metal têm de poder expandir como previsto de forma a que o motor diesel esteja suficientemente estanque para suportar esta elevada pressão interna. Mais, o motor diesel tem uma baixa temperatura de combustão devido ao seu grau de eficiência. Necessita, no entanto de um tempo de aquecimento mais prolongado. Em especial com tempo frio, as velas de incandescência são indispensáveis para o funcionamento do motor diesel.
Tarefa das velas de incandescência
As velas de incandescência consistem numa barra de metal resistente ao calor. Muitas vezes é utilizado ferro carbonado. Esta barra é sujeita a alta voltagem, fazendo com que entre em incandescência. O diesel injectado entra em combustão pela vela de incandescência sem que atinja a sua auto-ignição. Quando o motor está suficientemente quente, a vela de incandescência desliga-se e o diesel flui de forma independente. O processo automático de incandescência é controlado pela unidade de controlo de tempo de incandescência.
Tarefa da unidade de controlo da vela de incandescência
No início da tecnologia diesel, o controlo das velas de incandescência era feita com recurso a interruptores de bimetal. Estes eram muito pouco precisos e desgastavam-se muito rapidamente. De forma a realizar o controlo pontual do tempo de pré-aquecimento, hoje em dia, são utilizadas unidades de controlo de tempo de incandescência profissionais.
Controlam a voltagem, a temperatura máxima, o tempo de pré-aquecimento e a duração efectiva do período de pós-incandescência A unidade de controlo tem uma tarefa de medição, para lá das funções de controlo. Se a unidade de controlo do tempo de incandescência detecta um desvio do valor efectivo, pode responder a uma falha iminente das velas e enviar a informação para o registo de erros.
Defeitos do pré-aquecedor automático
A unidade de controlo é uma peça electrónica sensível à humidade. Em geral, as avarias são reportadas ao controlo do motor e é-lhes atribuído um código de erro. O sintoma mais óbvio de uma unidade de controlo com defeito é um carro que não arranca. Na maioria dos casos o fusível está com defeito. As elevadas correntes de arranque têm de ser protegidas para evitar a combustão dos cabos.
So o pré-aquecedor se tornar quebradiço e abrir fendas devido à sua idade, necessita de ser substituído. Isto é realmente fácil. É um simples módulo de encaixe que pode simplesmente ser removido e substituído por um novo. Recomenda-se a substituição da velas de incandescência juntamente com a unidade de controlo. Isto garante o estado novo de todo o sistema de pré-aquecimento do motor diesel.
Compra da unidade de controlo do tempo de incandescência
Embora seja um dispositivo tecnicamente complexo com uma importante tarefa, a unidade de controlo do tempo de incandescência tem um preço incrivelmente baixo. Os preços começam nos 50 euros. Em vez de uma simples substituição, muito carros necessitam de uma ida à oficina: a memória de erro tem de ser apagada e ajustada ao novo pré-aquecimento automático. Isto demora, contudo, uma questão de minutos. Geralmente, um defeito da unidade de controlo representa um projecto possível de gerir, que pode ser executado com habilidades comuns de mecatrónica.