Junta colector de escape para o teu carro

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A junta do escape é um pequeno, mas muito importante componente que ajuda a assegurar a emissão segura de gases de exaustão. É a ligação vedante entre o motor e o escape.
Onde se localiza a junta do escape?
dada a sua localização, a junta do escape é ainda chamada como “junta do colector”, já que está precisamente no bloco do motor, entre a porta de saída e o colector. A grande proximidade da junta do escape à câmara de combustão do motor, torna a sua construção particularmente desafiadora: tem de criar um selo absolutamente estanque, independentemente se o motor está quente ou frio, enquanto permanece o mais resistente à água possível. O colector comprime-a significativamente. Ainda assim, tem de permanecer permanentemente fixa e selada, apesar das temperaturas variáveis, vibrações e movimentos, Geralmente, as juntas do escape ficam intactas durante toda a vida útil do carro. Contudo, se removidas no decurso de uma reparação do colector, é uma medida sensata substituir a junta do escape para assegurar a fiabilidade do veículo.
Design da junta do escape
A resistência ao calor é o principal requisito da junta entre o colector e o motor. As temperaturas que ocorrem na câmara de combustão do motor excedem facilmente os 1000° C e são transmitidas para o colector por via dos gases de exaustão. Embora os gases arrefeçam muito rapidamente, o vedante está quase directamente exposto a estas altas temperaturas devido à sua proximidade com a câmara de combustão. Assim, os vedantes do escape consistem em material resistente à temperatura e não inflamável.
Tradicionalmente são feitos de uma rede consistindo em ligas metálicas altamente resistentes, resistentes ao calor. As juntas planas feitas de cobre são também comuns, bem como as juntas consistindo em lã mineral prensada. Este último material tem a vantagem de poder ser fabricado com uma espessura muito reduzida. Consequentemente, as juntas de fibra mineral prensada são a escolha preferida para os vedantes de peça única usados nos motores multi cilindros. As solução de rede de fio são, por outro lado, mais frequentemente usadas em motos ou juntas do escape multi peças. Defeitos das juntas do escape Os motores cada vez mais barulhentos apontam para uma junta do escape defeituosa. Ainda assim, em muitos casos, isto é apenas sinal de um problema maior. Um parafuso partido ou um colector com uma fenda pode causar fogo no motor ou a combustão das peças de plástico. Assim, deve imediatamente ficar atento no segundo que o seu motor he soar mais barulhento. Idealmente, uma fenda ou fuga pode ser detectada com o motor frio. Os metais expandem quando quentes, pelo que uma fuga se veda a si própria a altas temperaturas. As marcas de fuligem nos parafusos de ligação são outro sinal de danos neste componente. Uma vez que uma junta defeituosa permite a entrada acidental de ar no sistema de escape, as medidas do sensor de oxigénio irão tornar-se lagramente imprecisas. Assim, um significativo aumento no consumo de combustível pode também ser sinal de um junta do colector partida. Custo e reparação de uma junta do colector A junta do colector é uma peça consumível extremamente barata. Os preços variam dependendo do tamanho e do tipo, mas raramente ultrapassam os 20 euros. Em casos em que o colector tem de ser completamente substituído, o vedante é normalmente incluído no conjunto. Geralmente, a substituição da junta do colector é muito simples: o colector é destacado pelos parafusos de retenção, pelo que o vedante cai, pura e simplesmente. O momento crítico é o afrouxamento e aperto dos parafusos de ligação do colector. Se estes se danificam, a reparação da rosca pode ser extremamente dispendiosa. É, pis, recomendado, que limpe sempre as roscas no bloco do motor antes de voltar a montar e que geralmente use novos parafusos no colector. O uso de uma chave torque ajustada correctamente, é também obrigatório ao instalar o colector. Apenas o torque prescrito, juntamente com parafusos novos, garantem a adequação exacta do componente. Isto assegura que as vibrações do motor não desapertarão o colector, bem como prevenirão os danos nos parafusos durante a instalação. Note que nem todos os parafusos são adequados! Apenas os parafusos prescritos pelo fabricante do veículo para este efeito podem ser usados. Componente acessível e poderoso A junta do colector é uma peça de substituição acessível e de fácil substituição. Ainda assim, tem um impacto significativo na segurança, conforto e eficiência do veículo. Desta forma, a verificação periódica de danos significativos é aconselhada. Reconda-se particulamente para veículos com 5 anos ou mais e uma quilometragem superior a 80000 quilómteros.
Tradicionalmente são feitos de uma rede consistindo em ligas metálicas altamente resistentes, resistentes ao calor. As juntas planas feitas de cobre são também comuns, bem como as juntas consistindo em lã mineral prensada. Este último material tem a vantagem de poder ser fabricado com uma espessura muito reduzida. Consequentemente, as juntas de fibra mineral prensada são a escolha preferida para os vedantes de peça única usados nos motores multi cilindros. As solução de rede de fio são, por outro lado, mais frequentemente usadas em motos ou juntas do escape multi peças. Defeitos das juntas do escape Os motores cada vez mais barulhentos apontam para uma junta do escape defeituosa. Ainda assim, em muitos casos, isto é apenas sinal de um problema maior. Um parafuso partido ou um colector com uma fenda pode causar fogo no motor ou a combustão das peças de plástico. Assim, deve imediatamente ficar atento no segundo que o seu motor he soar mais barulhento. Idealmente, uma fenda ou fuga pode ser detectada com o motor frio. Os metais expandem quando quentes, pelo que uma fuga se veda a si própria a altas temperaturas. As marcas de fuligem nos parafusos de ligação são outro sinal de danos neste componente. Uma vez que uma junta defeituosa permite a entrada acidental de ar no sistema de escape, as medidas do sensor de oxigénio irão tornar-se lagramente imprecisas. Assim, um significativo aumento no consumo de combustível pode também ser sinal de um junta do colector partida. Custo e reparação de uma junta do colector A junta do colector é uma peça consumível extremamente barata. Os preços variam dependendo do tamanho e do tipo, mas raramente ultrapassam os 20 euros. Em casos em que o colector tem de ser completamente substituído, o vedante é normalmente incluído no conjunto. Geralmente, a substituição da junta do colector é muito simples: o colector é destacado pelos parafusos de retenção, pelo que o vedante cai, pura e simplesmente. O momento crítico é o afrouxamento e aperto dos parafusos de ligação do colector. Se estes se danificam, a reparação da rosca pode ser extremamente dispendiosa. É, pis, recomendado, que limpe sempre as roscas no bloco do motor antes de voltar a montar e que geralmente use novos parafusos no colector. O uso de uma chave torque ajustada correctamente, é também obrigatório ao instalar o colector. Apenas o torque prescrito, juntamente com parafusos novos, garantem a adequação exacta do componente. Isto assegura que as vibrações do motor não desapertarão o colector, bem como prevenirão os danos nos parafusos durante a instalação. Note que nem todos os parafusos são adequados! Apenas os parafusos prescritos pelo fabricante do veículo para este efeito podem ser usados. Componente acessível e poderoso A junta do colector é uma peça de substituição acessível e de fácil substituição. Ainda assim, tem um impacto significativo na segurança, conforto e eficiência do veículo. Desta forma, a verificação periódica de danos significativos é aconselhada. Reconda-se particulamente para veículos com 5 anos ou mais e uma quilometragem superior a 80000 quilómteros.
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