Sonda lambda para o teu carro

Sensor de nox for marcas Top de carro
- Sonda lambda BMW Série 3
- Sonda lambda VW GOLF
- Sensor de oxigênio RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Sonda lambda SEAT IBIZA
- Sonda lambda OPEL CORSA
- Sensor de oxigênio MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Sonda lambda AUDI A4
- Sonda lambda BMW Série 5
- Sensor de oxigênio AUDI A3
- BMW Série 1
- Sonda lambda FORD FOCUS
- Sonda lambda VW PASSAT
- Sensor de oxigênio VW POLO
- HONDA CIVIC
- Sonda lambda MERCEDES-BENZ Classe E
- Sonda lambda FORD FIESTA
- Sensor de oxigênio PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Sonda lambda defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Pequeno componente, grande efeito
A sonda lambda, também chamada de sensor de oxigénio, pode não ser um componente de grande dimensão, mas tem muita responsabilidade na eficiência e desempenho do motor, uma vez que apenas com os valores corretos é composta a mistura de combustível e ar. Ignorar uma avaria não fazem de si apenas um criminoso ambiental, porque os valores de escape já não estão dentro dos valores aceitáveis, como também é mau economicamente, uma vez que o motor consome bastante mais combustível.
Sumário de factos sobre a sonda lambda:
Onde se encontra o sensor de oxigénio?
- A sonda lambda ou sensor de oxigénio está num suporte na base do carro, em frente ao catalisador. Também pode ser colocado um sensor atrás deste. Este seria um sensor de diagnóstico. Em alguns carros, possui uma carcaça, mas normalmente está desobstruído e é facilmente visto.
Como funciona?
- O sensor está diretamente no escoamento de escape, que é guiado por uma membrana de zircónio e uma célula de Nernst (batizada com o nome de Walther Nernst). A quantidade de moléculas de oxigénio é comparada ao ar do ambiente atual para determinar a proporção de ar de combustão. Profissionalmente, este valor tem o nome de “valor lambda”.
O que acontece em caso de avaria?
- Primeiro, o consumo de combustível aumenta e o desempenho do motor deteriora-se.
- Inicialmente talvez de forma impercetível, mas gradualmente maior.
- O motor soluça ou estagna regularmente.
- Se a proporção já não for precisa, é ativada a luz do motor.
- Em casos extremos, o motor estagna ou apenas pode ser iniciado com dificuldade.
Causas possíveis
- A maioria dos sensores de oxigénio acaba por sofrer de envelhecimento do material. As partículas entopem a membrana e célula de Nernst, e o desempenho de medição diminui.
- As forças mecânicas podem destruir a sonda lambda, assim como se o carro ressaltar demasiado fundo.
- Danos elétricos devido ao curto-circuito de um cabo anómalo podem desativar totalmente o sensor.
Substituição na oficina ou por si só?
- Nos carros mais antigos até meados da década de 2000, era possível fazer a substituição por si só, desde que tivesse como elevar o carro.
- Nos carros modernos, precisa de uma ligação em forma de anel específica ou o cabo tem de ser cortado e ligado novamente na montagem.
- Após a instalação, era necessária uma visita à oficina para apagar o erro e iniciar o software.
Continuar a conduzir com uma sonda lambda avariada
Se conseguir ignorar os sinais, algo que é difícil, e continuar a conduzir com uma sonda lambda avariada, pode ter uma surpresa desagradável quando for realizar a inspeção, uma vez que o carro apenas pode ser conduzido se os valores de escape estiverem dentro dos valores aceitáveis. Se puder ser provada negligência deliberada, pode receber multas por evasão fiscal.
Diferenças entre peças sobresselentes
Estão disponíveis atualmente duas versões no mercado e utilizadas por fabricantes de automóveis:
-
- A sonda lambda convencional (zircónio), que utiliza a mudança de voltagem elétrica para medir o oxigénio sobrante. A sonda precisa de uma temperatura de funcionamento de aproximadamente 350ºC. O seu espectro de medição é bastante baixo e não se adequa para todos os motores.
- O sensor de banda larga é a versão moderno da sonda lambda. O seu espectro de medição é mais amplo e o sensor adequa-se para motores a gasolina, gasóleo e até gás. Muitas vezes, os carros modernos têm vários destes sensores de banda larga instalados para medição diferencial.
Ambas as sondas podem ter forma de dedos ou ou planas. A primeira é um pouco mais resistente, uma vez que, muitas vezes, a sua carcaça tem um tubo protetor, protegendo o sensor contra resíduos de combustão e condensação de humidade. A outra aquece mais rapidamente, mas, por outro lado, é menos resistente.
Que custos esperar?
Como condutor, quase não tem influência na vida útil da sonda lambda e tem de apoiar-se nas especificações do fabricante. Os produtos baratos duram cerca de 160 000 quilómetros conduzidos, enquanto que as peças sobresselentes de maior qualidade duram cerca de 250 000 quilómetros. O espectro de preços é igualmente largo, começando nos 50 euros e indo até aos 100 Euros.
Escolher um produto Premium permite-lhe reduzir bastante os valores de escape e consumo de combustível. Se achar o preço demasiado elevado, convidamos a dar uma olhada na nossa loja. Aqui encontra todos os tipos de sensores de oxigénio para todos os carros, a preços inferiores aos recomendados pelos fabricantes.