Anel ABS para o teu carro

Anel de sensor de ABS for marcas Top de carro
- Anel ABS BMW Série 3
- Anel ABS VW GOLF
- Anel de sensor de ABS RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Anel ABS SEAT IBIZA
- Anel ABS OPEL CORSA
- Anel de sensor de ABS MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Anel ABS AUDI A4
- Anel ABS BMW Série 5
- Anel de sensor de ABS AUDI A3
- BMW Série 1
- Anel ABS FORD FOCUS
- Anel ABS VW PASSAT
- Anel de sensor de ABS VW POLO
- HONDA CIVIC
- Anel ABS MERCEDES-BENZ Classe E
- Anel ABS FORD FIESTA
- Anel de sensor de ABS PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Anel ABS defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Sinalizador para o assistente de travagem: o anel do ABS
O anel do ABS é uma peça que raramente sofre qualquer esforço técnico e está localizada nas rodas dianteiras juntamente com os discos de travão. Proporciona dados importantes para a unidade de controlo, que são de enorme importância para o início do procedimento do ABS.
Na maior parte do tempo tudo está bem
Durante a condução comum do carro todos os componentes funcionam tal como planeado pelos engenheiros. Os condutores normalmente não se apercebem da extensão das forças envolvidas num carro. Assim que o controlo é perdido ou o carro começa a desviar, fica claro o tipo de sistema potente que um carro é. A perda de controlo da direcção resulta, assim, frequentemente, em acidente.
Controlo total sempre que trava
É muito importante que o controlo durante o movimento do carro se mantenha em qualquer situação. Um exemplo de uma destas situações críticas é a paragem de emergência. Quanto isto acontece, as rodas dianteiras são bloqueadas. A perda de rotação das rodas provoca automaticamente a perda de controlo da direcção. O bloqueio das rodas em caso de travagem faz com que o carro seja impelido em frente, seja qual for a direcção que o condutor queira tomar.
Nos anos 70, o procedimento intermitente de travagem (travão intermitente) era recomendado para travagem em folhagem escorregadia, e em estradas geladas ou molhadas. Ao travar, o condutor tinha de retirar de forma intermitente o pé do travão de forma a manter a possibilidade de condução, de forma rudimentar. Em termos práticos, isto demonstrava ser impossível de conseguir sem treino extenso. Mais tarde, seria inventado o ABS.
Sistema de travagem anti-bloqueio - salva-vidas moderno
O sistema de travagem anti-bloqueio, abreviado para ABS, previne o bloqueio da rodas dianteiras em caso de paragem de emergência. Os travões são libertados independentemente em impulsos muito curtos. A possibilidade de conduzir o caro é assim garantida em todas as circunstâncias. Mais, o ABS evita a acumulação de material solto como folhagem ou neve em frente das rodas. Isto contribui para a manobrabilidade e a redução da distância de travagem.
Construção do sistema de travões anti-bloqueio
O sistema de travão anti-bloqueio consiste num gerador de impulsos, um sensor e uma unidade de controlo. A unidade de controlo está ligada à hidráulica dos travões. O gerador de impulsos, que está no anel, informa constantemente o sensor se a roda está a girar, e qual a sua velocidade. Quando a unidade de controlo detecta que as rodas dianteiras pararam de rodar, enquanto as traseiras continuam o seu movimento de rotação, é assumido um bloqueio do eixo dianteiro.
Por um momento, o sistema liberta o hidráulico até que a roda tenha rodado um pouco. O sistema bloqueia de novo e verifica se as quatro rodas pararam. Se não for o caso, o procedimento é repetido até que a acção de travagem tenha terminado ou o carro esteja parado.
Construção do anel do ABS
O anel do ABS ou anel de resistência é uma peça do carro extremamente simple, sujeita a muito pouco esforço. É um anel com entalhes. O anel do ABS mais simples é parecido com uma engrenagem. São também comuns outros designs como discos ou anéis perfurados. São feitos em ferro galvanizado. Não são fabricados anéis em plástico, alumínio ou aço inoxidável, já que estes materiais são incapazes de gerar forças magnéticas.
A tarefa do anel do ABS é sempre a mesma: o sensor adjacente mede o campo magnético gerado pelos elementos em passagem. Sempre que existe a passagem de material ferroso, é criado um impulso, e sempre que existe a passagem de um espaço vazio, esse impulso não é gerado. Os impulsos alterados são o sinal utilizado pela unidade de controlo para verificar a rotação e a velocidade da roda.
Defeitos do anel sensor do ABS
O anel sensor do ABS não sofre qualquer tipo e esforço mecânico. Por razões de peso, é construído o mais pequeno e leve possível. Uma vez que está exposto ao tempo, pode corroer, ficar encravado e partir, com o passar do tempo. Neste caso a unidade de controlo reporta imediatamente a falha, que pode ser reparada muito rapidamente. O anel propriamente dito é muito barato.
Ainda assim, pode, dependendo do modelo do carro, ser difícil aceder ao anel. Se um anel do ABS de 5 a 15 euros falhar, faz sentido substituir ambos os anéis, garantido assim uma reparação total num só momento. Recomendamos também que utilize sempre qualidade de marca.