Discos de travão para o teu carro
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Discos de travão defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Discos de travão de qualidade é sinónimo de condução segura
Além das pastilhas do travão, os discos de travão são os componentes mais importantes da segurança de um carro. Muito mais importante que a capacidade de um carro em ser conduzido é a capacidade de travar adequadamente. Um disco de travão de elevado calibre é acessível e contribui consideravelmente para a segurança do veículo.
Estrutura simples
Um disco de travão é um componente de metal fundido, essencialmente um disco circular em aço. Tem um entalhe no centro para permitir a sua fixação no cubo. Os discos de travão, por padrão, são fixados com quatro parafusos. Os discos de travão com elevado desempenho têm cinco furos de perfuração. Os discos de travão com três furos de perfuração, anteriormente comuns em carros franceses, atualmente quase não são atualizados.
Um disco de travão é uma peça individual, apesar de existirem estruturas diferentes. Além do disco de travão simples para carros compactos ou carros com motores de potência reduzida, estão disponíveis discos duplos de elevado desempenho com ventilação interna. Entre o disco interno e externo, existem entradas de ar, que fornecem permanentemente ar durante a condução, refrigerando o disco e prevenindo eficazmente o sobreaquecimento ao travar a alta velocidade. Os discos de travão ventilados internamente são consideravelmente mais dispendiosos que os discos de travão padrão sem ventilação.
Desgaste constante
Os discos de travão são construídos como um consumível, não sendo um truque de nenhum fabricante para ganhar dinheiro, mas uma necessidade pela segurança. Os discos de travão absorvem as forças de fricção que ocorrem pela pressão das pastilhas do travão contra o disco, fazendo com que brilhe. Um disco de travão excessivamente duro e durável apenas levaria à rápida desintegração das pastilhas do travão.
O rácio de substituição dos discos de travão e pastilhas do travão é de 2 para 1, o que significa que o discos de travão é substituído a cada segunda substituição das pastilhas do travão. Os fabricantes de disco de travão ditam a grossura mínima. No entanto, a grossura residual do disco de travão não é o critério mais importante para a substituição.
Verificar o disco de travão
De cada vez que as pastilhas do travão são substituídas, os discos de travão têm de ser cuidadosamente verificados. Os seguintes pontos são importantes:
- Cor
- Fissuras
- Estrias
- Grossura residual
Brilho excessivo pode causar uma tonalidade azul no aço. O aço endurece e perde a sua flexibilidade. Os discos de travão azuis estão queimados e precisam de substituição.
As fissuras não permitem meias medidas. A mais pequena fissura no disco de travão é um sinal para a substituição imediata. As forças que agem num disco de travão são demasiado grandes para ignorar. Uma pequena fissura rapidamente se torna grande, o que pode fazer com que todo o disco parta.
É bastante comum os discos de travão terem sulcos. Estes são a causa do desgaste irregular das pastilhas do travão. No entanto, os sulcos não devem ser demasiado fundos. Têm um efeito de danificação nas pastilhas do travão e um efeito nocivo no desempenho da travagem.
A grossura residual mínima permitida pode ser encontrada na embalagem de um disco de travão. Mesmo que não tenha sido totalmente atingida, o disco de travão deve, de qualquer das formas, ser substituído. A segurança está primeiro.
Polir os discos de travão?
Polir os sulcos de um disco de travão era uma prática comum para tornar a superfície novamente suave. A quantidade de trabalho já não faz sentido tendo em consideração o preço de discos de travão novos. Como um disco de travão tem de ser desmontado de qualquer das formas, instalar um novo é a melhor opção. A utilização de um equipamento de polimento e execução profissional são bastante mais dispendiosos que uma substituição simples.
Substituição de discos de travão
A substituição de discos de travão é bastante fácil. O disco é substituído em conjunto com as pastilhas do travão. Este está fixo no cubo ou carcaça do rolamento da roda com um fixador central e quatro parafusos. Os parafusos são afrouxados, o disco antigo retirado, o disco novo montado e fixado. Quando o apertar firmemente, deve ser utilizado o binário recomendado!
Qualidade acima de tudo!
Discos de travão, mesmo da Bosch, ATE e fabricantes de outras marcas, são tão acessíveis que a compra de um componente mais barato é um grande risco. Neste caso, cada euro adicional investido é uma contribuição considerável para conduzir com segurança e responsabilidade.