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A junta da transmissão é uma parte integrante dos veículos com tração dianteira e integral. Facilita a dupla função da suspensão. Este componente assegura a manobrabilidade e a propulsão.
Função da junta da transmissão
A junta da transmissão é responsável pela transferência de momento de torção criado pelo motor para a transmissão das rodas frontais. A junta da transmissão é um componente muito complexo com uma variedade de peças coordenadas. Um veículo com tracção dianteira está equipado com juntas da transmissão montadas na transmissão e nas rodas. A junta do lado da transmissão tem de assegurar a transferência de momento de torção apesar do eixo da transmissão se mover para cima e para baixo. A junta da transmissão do lado das rodas garante a transferência do momento de torção durante as curvas e os movimentos para cima e para baixo.
Construção da junta da transmissão
As juntas da transmissão são essencialmente grandes rolamentos com uma engrenagem interior montada no veio da transmissão. As grandes esferas das juntas da transmissão servem para transferir o momento de torção na direção radial. Uma variedade de pontos de ligação asseguram a ligação segura por parafusos com a roda frontal. Isto assegura uma transferência sempre livre de problemas de velocidades e momentos de torção.
Defeitos da junta da transmissão
As juntas da transmissão podem sofrer danos da utilização incorrecta ou desgaste interno. Isto é detectado quando as juntas começam a fazer ruidos, a sofrer de fendas ou a chocalhar. As reparações das juntas da transmissão não podem ser adiadas. O defeito pode levar ao bloqueio da direcção.
a condução “desportiva” ou as derrapagens podem danificar as esferas e as gaiolas dos rolamentos na junta da transmissão. Isto levará a problemas na interacção entre o veio da direção das juntas, as esferas e as carcaças. Neste caso, as forças já não são transmitidas de forma suave, mas de forma brusca. Assim, o defeito numa junta da transmissão já danificada continuará a agravar-se. As forças elevadas que actuam nas juntas da transmissão criam uma força interna de fricção muito forte. Para as reduzir ao mínimo, as juntas da transmissão têm uma lubrificação permanente. É mantida no seu lugar através de um fole de borracha, o chamado retentor. Se o retentor da transmissão fica danificado, a lubrificação desaparece. A lubrificação das peças móveis da junta da transmissão vai reduzindo de forma contínua. Mais ainda, a humidade e a sujidade podem penetrar e danificar os componentes através de oxidação e esmerilamento. Vida útil da junta da transmissão Ao proporcionar o funcionamento adequado e verificações regulares, as juntas da transmissão têm uma vida útil muito longa. Está de alguma forma dependente do seu tipo. Alguns veículos têm uma taxa mais elevada de desgaste destes componentes que outros devido ao seu design. A Rapid, uma van da Renault, era receada pela sua alta taxa de desgaste deste componentes. Contudo, a quilometragens acima dos 100000 km, já se adivinhava a necessidade de substituição das juntas da transmissão.
A vida útil destes componentes é consideravelmente alargada se os foles do eixo forem regularmente verificados em relação à sua estanquicidade. Sendo um componente permanentemente exposto ao desgaste constante, fruto do contacto com as condições meteorológicas, os foles do eixo são componentes altamente sujeitos a esforços. O facto de ficarem quebradiços ou de sofrerem danos causados por detritos da estrada pode rapidamente espalhar provocando a quebra completa do fole. Se isto passar despercebido, por demasiado tempo, a junta da transmissão irá sofrer danos. na ocorrência de defeitos, estas peças não podem ser reparadas, mas têm de ser totalmente substituídas. Assim que as fendas ocorram, ou a lubrificação saia dos foles do eixo, tem de se efectuar a reparação o mais rapidamente possível. Quando custa a junta da transmissão? A qualidade das juntas da transmissão dependem dos materiais escolhido e da precisão de fabrico. Isto aplica-se às tolerâncias durante o fabrico das peças individuais, bem como ao cuidado durante a montagem da peça. Nenhum destes factores é visível no produto final. Ainda assim, faz grande diferença em termos de vida útil, quer a poupança seja em termos de material e montagem, ou ainda se o fabricante oferece qualidade não garantida. Assim, a escolha de produtos de marca é muito importante nestas peças sujeitas a muito stress, que requerem manutenção muito trabalhosa.Um conjunto completo de marca, de juntas da transmissão, incluindo foles do eixo, braçadeiras e lubrificação, custa aproximadamente €30. O preço depende também do tipo de veículo. Substituição das juntas da transmissão A substituição das juntas da transmissão pode ser feita por um mecânico amador medianamente habilidoso e leva aproximadamente 2 horas para cada lado. Um especialista numa oficina termina esta operação em cerca de 90 minutos. Esta reparação exige algumas ferramentas especiais e um alto nível de especialização. Se o tirante for removido durante a remoção das juntas da transmissão, tem de se marcar a posição exacta ou o número de voltas. Se isto for omitido, é necessário um alinhamento subsequente. Caso contrário, a estabilidade direccional do veículo fica diminuída e os pneus irá sofrer desgaste desigual.
a condução “desportiva” ou as derrapagens podem danificar as esferas e as gaiolas dos rolamentos na junta da transmissão. Isto levará a problemas na interacção entre o veio da direção das juntas, as esferas e as carcaças. Neste caso, as forças já não são transmitidas de forma suave, mas de forma brusca. Assim, o defeito numa junta da transmissão já danificada continuará a agravar-se. As forças elevadas que actuam nas juntas da transmissão criam uma força interna de fricção muito forte. Para as reduzir ao mínimo, as juntas da transmissão têm uma lubrificação permanente. É mantida no seu lugar através de um fole de borracha, o chamado retentor. Se o retentor da transmissão fica danificado, a lubrificação desaparece. A lubrificação das peças móveis da junta da transmissão vai reduzindo de forma contínua. Mais ainda, a humidade e a sujidade podem penetrar e danificar os componentes através de oxidação e esmerilamento. Vida útil da junta da transmissão Ao proporcionar o funcionamento adequado e verificações regulares, as juntas da transmissão têm uma vida útil muito longa. Está de alguma forma dependente do seu tipo. Alguns veículos têm uma taxa mais elevada de desgaste destes componentes que outros devido ao seu design. A Rapid, uma van da Renault, era receada pela sua alta taxa de desgaste deste componentes. Contudo, a quilometragens acima dos 100000 km, já se adivinhava a necessidade de substituição das juntas da transmissão.
A vida útil destes componentes é consideravelmente alargada se os foles do eixo forem regularmente verificados em relação à sua estanquicidade. Sendo um componente permanentemente exposto ao desgaste constante, fruto do contacto com as condições meteorológicas, os foles do eixo são componentes altamente sujeitos a esforços. O facto de ficarem quebradiços ou de sofrerem danos causados por detritos da estrada pode rapidamente espalhar provocando a quebra completa do fole. Se isto passar despercebido, por demasiado tempo, a junta da transmissão irá sofrer danos. na ocorrência de defeitos, estas peças não podem ser reparadas, mas têm de ser totalmente substituídas. Assim que as fendas ocorram, ou a lubrificação saia dos foles do eixo, tem de se efectuar a reparação o mais rapidamente possível. Quando custa a junta da transmissão? A qualidade das juntas da transmissão dependem dos materiais escolhido e da precisão de fabrico. Isto aplica-se às tolerâncias durante o fabrico das peças individuais, bem como ao cuidado durante a montagem da peça. Nenhum destes factores é visível no produto final. Ainda assim, faz grande diferença em termos de vida útil, quer a poupança seja em termos de material e montagem, ou ainda se o fabricante oferece qualidade não garantida. Assim, a escolha de produtos de marca é muito importante nestas peças sujeitas a muito stress, que requerem manutenção muito trabalhosa.Um conjunto completo de marca, de juntas da transmissão, incluindo foles do eixo, braçadeiras e lubrificação, custa aproximadamente €30. O preço depende também do tipo de veículo. Substituição das juntas da transmissão A substituição das juntas da transmissão pode ser feita por um mecânico amador medianamente habilidoso e leva aproximadamente 2 horas para cada lado. Um especialista numa oficina termina esta operação em cerca de 90 minutos. Esta reparação exige algumas ferramentas especiais e um alto nível de especialização. Se o tirante for removido durante a remoção das juntas da transmissão, tem de se marcar a posição exacta ou o número de voltas. Se isto for omitido, é necessário um alinhamento subsequente. Caso contrário, a estabilidade direccional do veículo fica diminuída e os pneus irá sofrer desgaste desigual.
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