Alternador para o teu carro

Motor de arranque alternador for marcas Top de carro
- Alternador BMW Série 3
- Alternador VW GOLF
- Motor de arranque alternador RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Alternador SEAT IBIZA
- Alternador OPEL CORSA
- Motor de arranque alternador MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Alternador AUDI A4
- Alternador BMW Série 5
- Motor de arranque alternador AUDI A3
- BMW Série 1
- Alternador FORD FOCUS
- Alternador VW PASSAT
- Motor de arranque alternador VW POLO
- HONDA CIVIC
- Alternador MERCEDES-BENZ Classe E
- Alternador FORD FIESTA
- Motor de arranque alternador PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Alternador defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
O dínamo ou alternador gera a corrente elétrica necessária para o carro. Até há alguns anos atrás, o número de consumidores elétricos num carro era relativamente baixo. Iluminação, ignição, motor de arranque, buzina e rádio eram o que exigia energia. Isto mudou consideravelmente. As maiores exigências resultaram em alterações à estrutura do alternador.
Estrutura de um alternador
Um alternador consiste num:
- rotor;
- estator;
- carcaça;
- anel deslizante;
- rolamento;
- acionamento.
O rotor é um eixo em rotação com três ou quatro bobinas. É acionado por uma polia de correia dentro do estator, que também consiste em bobinas de cobre. Ambos os componentes geram campos magnéticos. Campos concorrentes geram eletricidade, desenvolvida no rotor e transmitida para um anel de cobre. Dois pinos de carbono raspam contra ele, recebendo os eletrões. Os pinos de carbono, também chamados de escovas de carbono transmitem a eletricidade aos díodos, onde fica disponível para a rede de eletricidade do carro. Através de dois cabos, a eletricidade é depois transmitida para o carro.
Problemas de um alternador
As escovas de carbono são os consumíveis típicos de um alternador, fixas com um parafuso único. As escovas de carbono podem ser facilmente substituídas e custam pouco dinheiro. Escovas de carbono desgastadas são percetíveis através de um desempenho inferior do alternador. Adicionalmente, o anel de cobre é desgastado pelo raspar permanente das escovas de carbono. Substituir isto é mais complicado.
Os rolamentos também são componentes do alternador suscetíveis a desgaste. Isto pode ser ouvido por um chocalhar característico. Os rolamentos podem ser substituídos, apesar de isto ser bastante complicado e frequentemente não valer a pena.
Se as bobinas do estator ou rotor queimarem, o alternador já não tem reparação e tem de ser substituído.
Requisitos alterados
No passado, um alternador apenas tinha de produzir 6V. Depois, os alternadores de 12V tornaram-se padrão para carros de passageiros. Os carros confortáveis e modernos dos dias de hoje têm consideravelmente mais consumidores, como:
- sensores;
- aquecimento de assentos;
- aquecimento do volante;
- espelhos laterais aquecidos;
- equipamentos de navegação;
- sistemas de entretenimento.
E muitos outros. É exigido aos alternadores que produzam uma voltagem mais elevada. Presentemente, 14,4V é o novo standard. A tendência continua.
Mudanças estruturais
As maiores exigências não devem apenas ser obtidas através de alternadores maiores, que iam exigir o aumento desnecessário do peso e preço de um carro. Ao invés, o alternador disponível funciona a uma velocidade superior. Isto resulta num maior desgaste dos rolamentos. Por este motivo, os alternadores já não são acionados por uma correia em V. O acionamento standard de um alternador nos dias de hoje consiste em
- correias lisas;
- polia roda livre;
- tensor de correia.
A roda-livre permite ao eixo do alternador acelerar em apenas uma direção. Em caso de alteração de carga pode continuar a funcionar. A sua desaceleração é prevenida e os rolamentos são poupados. Isto torna os alternadores modernos igualmente duráveis apesar do seu desempenho aumentado.
Vida útil de um alternador
Aos 100 000 km o alternador começa a desgastar-se gradualmente. Frequentemente, os alternadores podem ser reparados aos primeiros sinais de fadiga ao substituir as escovas de carbono. Se os rolamentos e anéis delizantes falharem, a reparação costuma ser mais dispendiosa que um alternador novo.
Custo de um alternador novo
Os preços para um alternador novo de um fabricante de marca começam por volta dos 150 euros. Por regra, alternadores mais acessíveis têm uma vida útil menor. Um alternador novo vem com escovas de carbono novas, díodos novos, assim como uma roda-livre nova, o que permite resolver todos os problemas desta área com algumas ações. Assim, a complicada desmontagem e reparação de um alternador velho não compensa.