00#
45-2797

Alternador para o teu carro

Selecione o seu veículo
Pesquisar
Encomendar Alternador Entrega 48H e 2 anos de garantia

Alternador de fabricantes líderes de mercado

  • BOSCH Alternador experiência
  • FEBI BILSTEIN Alternador experiência
  • MAPCO Alternador experiência
  • VALEO Alternador experiência
  • SWAG Alternador experiência
  • JP GROUP Alternador experiência
  • HELLA Alternador experiência
  • JAPANPARTS Alternador experiência
  • Compre aqui ao melhor preço. DENSO Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. MAHLE ORIGINAL Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. MEAT & DORIA Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. VEMO Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. BLUE PRINT Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. HERTH+BUSS JAKOPARTS Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. MAGNETI MARELLI Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. ERA Alternador
  • BUGIAD
  • NIPPARTS
  • LAUBER
  • ASHIKA

Alternador defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

O dínamo ou alternador gera a corrente elétrica necessária para o carro. Até há alguns anos atrás, o número de consumidores elétricos num carro era relativamente baixo. Iluminação, ignição, motor de arranque, buzina e rádio eram o que exigia energia. Isto mudou consideravelmente. As maiores exigências resultaram em alterações à estrutura do alternador.

Estrutura de um alternador

Um alternador consiste num:

  • rotor;
  • estator;
  • carcaça;
  • anel deslizante;
  • rolamento;
  • acionamento.

O rotor é um eixo em rotação com três ou quatro bobinas. É acionado por uma polia de correia dentro do estator, que também consiste em bobinas de cobre. Ambos os componentes geram campos magnéticos. Campos concorrentes geram eletricidade, desenvolvida no rotor e transmitida para um anel de cobre. Dois pinos de carbono raspam contra ele, recebendo os eletrões. Os pinos de carbono, também chamados de escovas de carbono transmitem a eletricidade aos díodos, onde fica disponível para a rede de eletricidade do carro. Através de dois cabos, a eletricidade é depois transmitida para o carro.

Problemas de um alternador

As escovas de carbono são os consumíveis típicos de um alternador, fixas com um parafuso único. As escovas de carbono podem ser facilmente substituídas e custam pouco dinheiro. Escovas de carbono desgastadas são percetíveis através de um desempenho inferior do alternador. Adicionalmente, o anel de cobre é desgastado pelo raspar permanente das escovas de carbono. Substituir isto é mais complicado.
Os rolamentos também são componentes do alternador suscetíveis a desgaste. Isto pode ser ouvido por um chocalhar característico. Os rolamentos podem ser substituídos, apesar de isto ser bastante complicado e frequentemente não valer a pena.
Se as bobinas do estator ou rotor queimarem, o alternador já não tem reparação e tem de ser substituído.

Requisitos alterados

No passado, um alternador apenas tinha de produzir 6V. Depois, os alternadores de 12V tornaram-se padrão para carros de passageiros. Os carros confortáveis e modernos dos dias de hoje têm consideravelmente mais consumidores, como:

  • sensores;
  • aquecimento de assentos;
  • aquecimento do volante;
  • espelhos laterais aquecidos;
  • equipamentos de navegação;
  • sistemas de entretenimento.

E muitos outros. É exigido aos alternadores que produzam uma voltagem mais elevada. Presentemente, 14,4V é o novo standard. A tendência continua.

Mudanças estruturais

As maiores exigências não devem apenas ser obtidas através de alternadores maiores, que iam exigir o aumento desnecessário do peso e preço de um carro. Ao invés, o alternador disponível funciona a uma velocidade superior. Isto resulta num maior desgaste dos rolamentos. Por este motivo, os alternadores já não são acionados por uma correia em V. O acionamento standard de um alternador nos dias de hoje consiste em

  • correias lisas;
  • polia roda livre;
  • tensor de correia.

A roda-livre permite ao eixo do alternador acelerar em apenas uma direção. Em caso de alteração de carga pode continuar a funcionar. A sua desaceleração é prevenida e os rolamentos são poupados. Isto torna os alternadores modernos igualmente duráveis apesar do seu desempenho aumentado.

Vida útil de um alternador

Aos 100 000 km o alternador começa a desgastar-se gradualmente. Frequentemente, os alternadores podem ser reparados aos primeiros sinais de fadiga ao substituir as escovas de carbono. Se os rolamentos e anéis delizantes falharem, a reparação costuma ser mais dispendiosa que um alternador novo.

Custo de um alternador novo

Os preços para um alternador novo de um fabricante de marca começam por volta dos 150 euros. Por regra, alternadores mais acessíveis têm uma vida útil menor. Um alternador novo vem com escovas de carbono novas, díodos novos, assim como uma roda-livre nova, o que permite resolver todos os problemas desta área com algumas ações. Assim, a complicada desmontagem e reparação de um alternador velho não compensa.


Sugestões de produtos:
Alternador
Motor de arranque alternador RIDEX 4G0045
  • Corrente de carga do alternador [A]: 150
  • Tensão [V]: 14, 12
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 53
  • Polia: com polia múltipla, com polia
  • Número de estrias: 6
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
  • Reparação adicional recomendada: Correia trapezoidal/correia trapezoidal estriada
  • Borne: L, DFM
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 10,5
  • Número de furos de fixação: 3
  • Comprimento (mm): 185
  • Número de furos roscados: 1
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 61, 60
  • Condição:  Completamente novo
4G0045 RIDEX Motor de arranque alternador auto preço
RIDEX | 4G0045
136,29 €
Condição:  Completamente novo
Alternador
Alternador RIDEX 4G0043
  • Corrente de carga do alternador [A]: 150
  • Tensão [V]: 12
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 54
  • Polia: com polia para correia trapezoidal estriada
  • Número de nervuras: 5
  • Número de estrias: 5
  • Artigo complementar / informação complementar: com regulador integrado
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: по часовой стрелке
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Ligação/borne: sem ligação para conta-rotações
  • Tipo de fixação: Fixação em três pontos
  • Borne: B+ (M8), L DFM
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 10,5
  • Número de furos de fixação: 3
  • Número de furos roscados: 1
  • Medida da rosca: M10x1,5
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 61
  • Condição:  Completamente novo
4G0043 RIDEX Alternador auto preço
RIDEX | 4G0043
132,57 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Alternador
Motor de arranque alternador RIDEX 4G0148
  • Corrente de carga do alternador [A]: 150,0
  • Tensão [V]: 14,0
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 48,5
  • Polia: com polia de roda livre
  • Número de estrias: 7
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
  • Borne: L, DFM, B+ (M8)
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 8,5
  • Número de furos de fixação: 4
  • Número de furos roscados: 2
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 32,5
  • Condição:  Completamente novo
4G0148 RIDEX Motor de arranque alternador auto preço
RIDEX | 4G0148
97,84 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Alternador
Alternador RIDEX 4G0073
  • Corrente de carga do alternador [A]: 90
  • Tensão [V]: 12
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 50
  • Polia: com polia
  • Número de estrias: 6
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
  • Borne: M8 B+, DFM, L
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 8,5
  • Número de furos de fixação: 4, 2
  • Número de furos roscados: 2
  • Medida da rosca: M8
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 40
  • Condição:  Completamente novo
4G0073 RIDEX Alternador auto preço
RIDEX | 4G0073
99,24 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Alternador
Motor de arranque alternador RIDEX 4G0014
  • Corrente de carga do alternador [A]: 120
  • Tensão [V]: 14
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 60,0
  • Polia: com polia de roda livre
  • Número de estrias: 6
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: incl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Braço pivotante simples
  • Borne: M8 B+
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
  • Tipo de refrigeração: refrigerado a ar
  • Número de furos de fixação: 2
  • Número de furos roscados: 1
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 40
  • Agregados/rolos: incl. bomba de vácuo
  • Condição:  Completamente novo
4G0014 RIDEX Motor de arranque alternador auto preço
RIDEX | 4G0014
175,97 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Alternador
Alternador RIDEX 4G0491
  • Corrente de carga do alternador [A]: 90
  • Tensão [V]: 14
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 56
  • Polia: com polia de roda livre
  • Número de nervuras: 6
  • Número de estrias: 6
  • Código de identificação do tipo de conector: 0121
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
  • Borne: M8 B+, L-DFM
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 8
  • Comprimento 3 [mm]: 61,0
  • Número de furos de fixação: 4
  • Comprimento (mm): 39,0
  • Número de furos roscados: 2
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 39,5
  • Peso líquido [kg]: 6,7
  • Comprimento 4 [mm]: 14,0
  • Condição:  Completamente novo
4G0491 RIDEX Alternador auto preço
RIDEX | 4G0491
93,05 €
Condição:  Completamente novo
Alternador
Motor de arranque alternador RIDEX 4G0066
  • Corrente de carga do alternador [A]: 150
  • Tensão [V]: 14
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 54
  • Polia: com polia para correia trapezoidal estriada
  • Número de estrias: 6
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Fixação em três pontos
  • Borne: B+ (M8), COM
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
  • Número de furos de fixação: 3
  • Número de furos roscados: 2
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 56
  • Condição:  Completamente novo
4G0066 RIDEX Motor de arranque alternador auto preço
RIDEX | 4G0066
159,68 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Alternador
Alternador RIDEX 4G0557
  • Corrente de carga do alternador [A]: 140
  • Tensão [V]: 14
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 57
  • Polia: com polia de roda livre
  • Número de estrias: 6
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Ligação/borne: sem ligação para conta-rotações
  • Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
  • Borne: M8 B+
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 9
  • Número de furos de fixação: 4
  • Técnica de ligação: B+(M8)
  • Número de furos roscados: 2
  • Medida da rosca: M8X1,25
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 39,6
  • Condição:  Completamente novo
4G0557 RIDEX Alternador auto preço
RIDEX | 4G0557
128,68 €
Condição:  Completamente novo
Alternador
Motor de arranque alternador RIDEX 4G0065
  • Corrente de carga do alternador [A]: 98
  • Tensão [V]: 14
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 55
  • Polia: com polia
  • Número de estrias: 6
  • Código de identificação do tipo de conector: L-DFM (PLUG 129)
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Fixação directa
  • Borne: M8 B+
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 9
  • Número de furos de fixação: 3
  • Número de furos roscados0
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 20
  • Condição:  Completamente novo
4G0065 RIDEX Motor de arranque alternador auto preço
RIDEX | 4G0065
95,17 €
(Preço por unidade)
Condição:  Completamente novo
Alternador
Alternador RIDEX 4G0003
  • Corrente de carga do alternador [A]: 150
  • Tensão [V]: 12
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 54
  • Polia: com polia de roda livre
  • Número de estrias: 6
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
  • Borne: M8 B+
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 10,4
  • Número de furos de fixação: 4
  • Número de furos roscados: 2
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 42,5
  • Condição:  Completamente novo
4G0003 RIDEX Alternador auto preço
RIDEX | 4G0003
110,93 €
Condição:  Completamente novo
Alternador
Motor de arranque alternador RIDEX 4G0179
  • Corrente de carga do alternador [A]: 65
  • Tensão [V]: 12
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 69
  • Polia: com polia
  • Número de nervuras: 1
  • Número de estrias: 1
  • Código de identificação do tipo de conector: B+(M6)/L/IG
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
  • Borne: M6 B+
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 8
  • Número de furos de fixação: 3
  • Número de furos roscados: 1
  • Medida da rosca: M8X1,25
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 42
  • Condição:  Completamente novo
4G0179 RIDEX Motor de arranque alternador auto preço
RIDEX | 4G0179
75,16 €
Condição:  Completamente novo
Alternador
Alternador RIDEX 4G0053
  • Corrente de carga do alternador [A]: 90
  • Tensão [V]: 12
  • Tensão nominal [V]: 14
  • Ø da polia [mm]: 54
  • Polia: com polia, com polia para correia trapezoidal estriada
  • Número de estrias: 6
  • Tipo de instalação eléctrica de bordo: para veículos com rede de bordo de 12V
  • Sentido de rotação: no sentido de rotação dos ponteiros do relógio
  • Tipo de alternador: excl. bomba de vácuo
  • Tipo de fixação: Braço pivotante duplo
  • Borne: M5 D+, B+ M8
  • Diâmetro do furo 1 [mm]: 10
  • Número de furos de fixação: 4
  • Número de furos roscados0
  • Medida da rosca: M10X1,5
  • Distância da polia ao gerador [mm]: 42,6
  • Condição:  Completamente novo
4G0053 RIDEX Alternador auto preço
RIDEX | 4G0053
109,20 €
Condição:  Completamente novo