0

0.00

#

Alternador para o seu veículo

Selecione o seu veículo

PELA MATRÍCULA

Encomendar Alternador Entrega 48H e 2 anos de garantia

Alternador de fabricantes líderes de mercado

  • BOSCH Alternador
  • FEBI BILSTEIN Alternador
  • MAPCO Alternador
  • VALEO Alternador
  • SWAG Alternador
  • JP GROUP Alternador
  • HELLA Alternador
  • JAPANPARTS Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. DENSO Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. MAHLE ORIGINAL Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. VEMO Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. BLUE PRINT Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. HERTH+BUSS JAKOPARTS Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. MAGNETI MARELLI Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. ERA Alternador
  • Compre aqui ao melhor preço. BUGIAD Alternador
  • NIPPARTS
  • LAUBER
  • ASHIKA
  • HERTH+BUSS ELPARTS

Motor de arranque alternador para diferentes veículos

  • Alternador de qualidade para RENAULT
  • Alternador de qualidade para VOLKSWAGEN
  • Alternador de qualidade para OPEL
  • Alternador de qualidade para PEUGEOT
  • original BMW Alternador
  • original MERCEDES-BENZ Alternador
  • original FORD Alternador
  • original CITROËN Alternador
  • AUDI Alternador de qualidade original
  • FIAT Alternador de qualidade original
  • SEAT Alternador de qualidade original
  • TOYOTA Alternador de qualidade original
  • Motor de arranque alternador for NISSAN
  • Motor de arranque alternador for HONDA
  • Motor de arranque alternador for MITSUBISHI
  • Motor de arranque alternador for VOLVO
  • Alternador for HYUNDAI
  • Alternador for ALFA ROMEO
  • Alternador for MAZDA
  • Alternador for SMART
  • SUZUKI Alternador descontos
  • SKODA Alternador descontos
  • KIA Alternador descontos
  • LAND ROVER Alternador descontos
  • MINI
  • CHEVROLET
  • JEEP
  • ROVER
mais marca do automóvel

Motor de arranque alternador for marcas Top de carro

Alternador defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição

O dínamo ou alternador gera a corrente elétrica necessária para o carro. Até há alguns anos atrás, o número de consumidores elétricos num carro era relativamente baixo. Iluminação, ignição, motor de arranque, buzina e rádio eram o que exigia energia. Isto mudou consideravelmente. As maiores exigências resultaram em alterações à estrutura do alternador.

Estrutura de um alternador

Um alternador consiste num:

  • rotor;
  • estator;
  • carcaça;
  • anel deslizante;
  • rolamento;
  • acionamento.

O rotor é um eixo em rotação com três ou quatro bobinas. É acionado por uma polia de correia dentro do estator, que também consiste em bobinas de cobre. Ambos os componentes geram campos magnéticos. Campos concorrentes geram eletricidade, desenvolvida no rotor e transmitida para um anel de cobre. Dois pinos de carbono raspam contra ele, recebendo os eletrões. Os pinos de carbono, também chamados de escovas de carbono transmitem a eletricidade aos díodos, onde fica disponível para a rede de eletricidade do carro. Através de dois cabos, a eletricidade é depois transmitida para o carro.

Problemas de um alternador

As escovas de carbono são os consumíveis típicos de um alternador, fixas com um parafuso único. As escovas de carbono podem ser facilmente substituídas e custam pouco dinheiro. Escovas de carbono desgastadas são percetíveis através de um desempenho inferior do alternador. Adicionalmente, o anel de cobre é desgastado pelo raspar permanente das escovas de carbono. Substituir isto é mais complicado.
Os rolamentos também são componentes do alternador suscetíveis a desgaste. Isto pode ser ouvido por um chocalhar característico. Os rolamentos podem ser substituídos, apesar de isto ser bastante complicado e frequentemente não valer a pena.
Se as bobinas do estator ou rotor queimarem, o alternador já não tem reparação e tem de ser substituído.

Requisitos alterados

No passado, um alternador apenas tinha de produzir 6V. Depois, os alternadores de 12V tornaram-se padrão para carros de passageiros. Os carros confortáveis e modernos dos dias de hoje têm consideravelmente mais consumidores, como:

  • sensores;
  • aquecimento de assentos;
  • aquecimento do volante;
  • espelhos laterais aquecidos;
  • equipamentos de navegação;
  • sistemas de entretenimento.

E muitos outros. É exigido aos alternadores que produzam uma voltagem mais elevada. Presentemente, 14,4V é o novo standard. A tendência continua.

Mudanças estruturais

As maiores exigências não devem apenas ser obtidas através de alternadores maiores, que iam exigir o aumento desnecessário do peso e preço de um carro. Ao invés, o alternador disponível funciona a uma velocidade superior. Isto resulta num maior desgaste dos rolamentos. Por este motivo, os alternadores já não são acionados por uma correia em V. O acionamento standard de um alternador nos dias de hoje consiste em

  • correias lisas;
  • polia roda livre;
  • tensor de correia.

A roda-livre permite ao eixo do alternador acelerar em apenas uma direção. Em caso de alteração de carga pode continuar a funcionar. A sua desaceleração é prevenida e os rolamentos são poupados. Isto torna os alternadores modernos igualmente duráveis apesar do seu desempenho aumentado.

Vida útil de um alternador

Aos 100 000 km o alternador começa a desgastar-se gradualmente. Frequentemente, os alternadores podem ser reparados aos primeiros sinais de fadiga ao substituir as escovas de carbono. Se os rolamentos e anéis delizantes falharem, a reparação costuma ser mais dispendiosa que um alternador novo.

Custo de um alternador novo

Os preços para um alternador novo de um fabricante de marca começam por volta dos 150 euros. Por regra, alternadores mais acessíveis têm uma vida útil menor. Um alternador novo vem com escovas de carbono novas, díodos novos, assim como uma roda-livre nova, o que permite resolver todos os problemas desta área com algumas ações. Assim, a complicada desmontagem e reparação de um alternador velho não compensa.

Sugestões de produtos:

  • Alternador
    ROTOVIS Automotive Electrics Alternador 9090317 ao melhor preços
    ROTOVIS Automotive Ele...
    120,80 € -15% 142,12 €* Economize: 15% Condição:  Recondicionado
  • Alternador
    CV PSH Alternador 225.530.080.260 ao melhor preços
    CV PSH | 225.530.080.260
    55,87 € -15% 65,73 €* Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Alternador
    ROTOVIS Automotive Electrics Alternador 9041810 ao melhor preços
    ROTOVIS Automotive Ele...
    108,01 € -15% 127,07 €* Economize: 15% Condição:  Recondicionado
  • Alternador
    RIDEX Alternador 4G0168 ao melhor preços
    RIDEX | 4G0168
    88,49 € -15% 104,11 €* Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Alternador
    RIDEX Alternador 4G0062 ao melhor preços
    RIDEX | 4G0062
    137,85 € -15% 162,18 €* Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Alternador
    AS-PL Alternador A0190PR ao melhor preços
    AS-PL | A0190PR
    137,44 € -15% 161,69 €* Economize: 15% Condição:  Recondicionado
  • Alternador
    MAGNETI MARELLI Alternador 943308901010 ao melhor preços
    MAGNETI MARELLI | 9433...
    61,64 € -15% 72,52 €* Economize: 15% Condição:  Recondicionado
  • Alternador
    RIDEX Alternador 4G0004 ao melhor preços
    RIDEX | 4G0004
    130,59 € -60% 326,48 €* Economize: 60% Condição:  Completamente novo
  • Alternador
    DENSO Alternador DAN930 ao melhor preços
    DENSO | DAN930
    139,45 € -15% 164,06 €* Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Alternador
    ROTOVIS Automotive Electrics Alternador 9090354 ao melhor preços
    ROTOVIS Automotive Ele...
    135,83 € -15% 159,80 €* Economize: 15% Condição:  Recondicionado
  • Alternador
    RIDEX Alternador 4G0254 ao melhor preços
    RIDEX | 4G0254
    112,10 € -15% 131,88 €* Economize: 15% Condição:  Completamente novo
  • Alternador
    LUCAS ELECTRICAL Alternador LRA02235 ao melhor preços
    LUCAS ELECTRICAL | LRA...
    149,85 € -15% 176,29 €* Economize: 15% Condição:  Recondicionado