Interruptor do farol para o teu carro

Interruptor luz principal for marcas Top de carro
- Interruptor do farol BMW Série 3
- Interruptor do farol VW GOLF
- Interruptor luz principal RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Interruptor do farol SEAT IBIZA
- Interruptor do farol OPEL CORSA
- Interruptor luz principal MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Interruptor do farol AUDI A4
- Interruptor do farol BMW Série 5
- Interruptor luz principal AUDI A3
- BMW Série 1
- Interruptor do farol FORD FOCUS
- Interruptor do farol VW PASSAT
- Interruptor luz principal VW POLO
- HONDA CIVIC
- Interruptor do farol MERCEDES-BENZ Classe E
- Interruptor do farol FORD FIESTA
- Interruptor luz principal PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Interruptor do farol defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Raro mas importante: o interruptor das luzes
O interruptor das luzes era uma peça muito comum no painel de instrumentos de qualquer carro. Geralmente, era um interruptor de três etapas para ligar os mínimos, e os médios. Hoje em dia, na maior parte dos carros a função do interruptor das luzes é apenas uma de muitas possibilidades do interruptor multifuncional na coluna da direcção.
Os carros mais antigos ainda têm os interruptores giratórios, São activadas luzes diferentes por meio de interruptores independentes: as luzes de nevoeiro traseiras, as luzes de nevoeiro dianteiras, os piscas, as luzes indicadores ou interiores têm também interruptores tradicionais. São ainda fabricados e instalados de forma tradicional.
Rode, puxe, gire
Ao longo das últimas décadas, a indústria de produção automóvel produziu todas as possíveis variações de interruptores das luzes: botões de pressão, interruptores basculantes, comutadores, interruptores simples, interruptores de tracção - a fantasia e a criatividade dos designers do interior não conheceu limites neste particular.
Tecnicamente, um interruptor das luzes é uma construção muito simples, consistindo numa carcaça de plástico constituída por várias peças com vários contactos de cobre incluídos. A unidade de comutação abre e fecha estes circuitos conforme necessário. Com terminais na sua parte traseira, o interruptor está ligado à cablagem do carro. Se o interruptor para as luzes não estiver instalado como uma função extra do interruptor da coluna da direcção, está geralmente incluido como um multi-interruptor rotativo/de tracção.
Estes podem ser muito dispendiosos, dependendo do modelo do carro. A Mercedes-Benz, por exemplo, pede 300 euros por uma peça nova. Em carros mais baratos, como por exemplo da Volkswagen o Opel, os interruptores para funções similares podem ser comprados por 50 a 70 euros.
Defeitos do interruptor das luzes
Os interruptores das luzes são geralmente construídos para durar uma determinado montante de movimentos operacionais. Contudo, são testados sob condições ideais e constantes. Possivelmente, um interruptor deve durar vários milhares de movimentos de comutação. Mas praticamente falha após 8 anos de idade do carro. A forma como o interruptor se gasta depende grandemente do seu design. Os interruptores giratórios do passado, como por exemplo da Opel, podiam facilmente partir após uma utilização com força algo exagerada.
Os interruptores basculantes falham mais tarde ou mais cedo se forem activados com demasiada força. As peças de plástico podem partir, impossibilitando o seu funcionamento. O mais comum dos defeitos, contudo, ocorre por acção da humidade, que corrói os contactos de cobre, provocando a sua inoperacionalidade, mais tarde ou mais cedo.
Reparação dos interruptores das luzes
Em especial nos carros vintage ou exóticos a compra de um interruptor pode ser um verdadeiro desafio. É assim recomendada a inspecção do interruptor da forma minuciosa e a tentativa de reparação. Se for um interruptor multi-peças, pode geralmente ser aberto com uma chave de fendas pequena. Se os contactos estiverem acessíveis, é possível com a ajuda de uma substância para limpeza de travões, cotonetes e uma pequena escova ou em casos de emergência com uma chave de fendas, remover a corrosão dos contactos. Os contactos são também pré-dobrados para lhes dar alguma elasticidade ao ligar.
A dobra estira um pouco com o tempo e têm de voltar a ser dobrados. Com um pouco de paciência e as ferramentas adequadas, um interruptor avariado pode, sob determinadas circunstâncias, voltar a ser funcional. Ao abrir o interruptor é importante ser muito cuidadoso para não danificar ou partir a carcaça de plástico ou as abas. Se isto acontecer, o interruptor ficará irremediavelmente perdido. Ainda assim, as possibilidades modernas oferecem uma solução.
Recriação de interruptores indisponíveis
A recriação das peças de plástico deixou de ser ficção científica. Hoje em dia, todas as cidades grandes têm um ou mais serviços de impressão 3D, disponibilizando serviços especialmente para os produtos mais pequenos como carcaças de interruptores. Contudo, estes serviços não são propriamente baratas e apenas compensam no caso dos interruptores que já não se encontram disponíveis.
Compra de um novo interruptor
A montagem laboriosa e a recriação máxima com recurso à impressão dos componentes da carcaça do interruptor deve apenas ser uma opção no “pior dos casos”. Para a maioria dos carros, o mercado oferece interruptores de stock vintage e o fornecimento é assegurado também para carros antigos. Um novo interruptor das luzes começa nos 10 euros, mas pode tornar-se bem mais dispendiosos, dependendo da construção.