Farol principal para o teu carro
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Ver e ser visto com o farol
O farol é uma lâmpada potente na dianteira de um carro. Tem uma função de sinalização, permitindo ao condutor ver a estrada à sua frente no escuro. As lâmpadas de carboneto utilizadas inicialmente têm sido desenvolvidas ao longo do tempo para produtos altamente tecnológicos com vários módulos e funções.
Componentes do farol
Um farol consiste nos seguintes componentes:
- Fonte de iluminação para luz de cruzamento.
- Fonte de iluminação para luz de estrada.
- Refletor.
- Carcaça.
- Revestimento (em carros modernos com até 10 anos).
- Unidade de nivelamento.
- Opcional: sistema de lavagem (exceto em faróis xénon em que é obrigatório).
Como fonte de iluminação, são utilizados três sistemas diferentes para os faróis:
- Lâmpadas de filamento.
- Xénon.
- LED.
As lâmpadas de filamento são padrão há várias décadas, são acessíveis de produzir e fáceis de substituir. O seu desempenho de iluminação tem melhorado ao longo dos anos. As lâmpadas de filamento (lâmpadas incandescentes) têm uma vida útil limitada e uma baixa taxa de eficiência. É perdida uma grande quantidade de energia através de calor.
O farol xénon é muito resistente, mas é dispendioso e a sua estrutura complicada. Os faróis xénon também têm uma vida útil limitada e devem ser sempre substituídos em pares, o que torna a reparação da unidade de iluminação bastante dispendiosa.
Os faróis LED ainda não são tão comuns. Tornaram-se gradualmente padrão nos sistemas de sinalização. Para a sua utilização como farol, o seu desempenho era considerado demasiado fraco até recentemente.
As lâmpadas adequadas são bastantes dispendiosas, apesar de ser percetível uma descida nos preços. Estão disponíveis as primeiras lâmpadas LED que podem ser substituídas pelas tradicionais lâmpadas de filamento. As luzes LED são mais eficientes e uma vida útil superior às lâmpadas comuns.
O refletor, a carcaça e especialmente o revestimento são frequentemente expostos ao desgaste. A entrada de humidade cega o refletor. A radiação UV do sol e o raspar das partículas de areia pode fazer com que o revestimento se torna opaco ao longo do tempo. A carcaça pode partir no seu local de montagem através das vibrações do motor. Esta danificação pode ser parcialmente reparada, por exemplo, polindo cuidadosamente o revestimento do farol. Se a carcaça partir ou um refletor estiver totalmente cego, a única opção é substituir.
O sistema de nivelamento do farol é um módulo independente, operado por um pequeno motor elétrico na maioria dos carros. Os carros mais velhos, como por exemplo, Fiat Cinquecento ou Volvo têm um sistema de nivelamento do farol hidráulico. Estes são muito suscetíveis ao desgaste e dispendiosos de reparar. Muitos carros foram prematuramente para a sucata quando este módulo falhou.
O sistema de lavagem do farol é obrigatório em faróis xénon, sendo opcional em outros carros. Consiste num pequeno pulverizador, normalmente ligado ao limpa-para-brisas. Os sistemas de lavagem dos anos 80 com pequenas escovas individuais já não são utilizados atualmente.
Problemas dos faróis
Os problemas dos faróis costumam ser causados pelas lâmpadas. Por regra, as lâmpadas de filamento podem ser substituídas em alguns minutos sem quaisquer ferramentas. Atualmente, isto não é necessariamente assim. Adicionalmente, os faróis podem falhar pelas seguintes causas: entrada de água, refletores e revestimentos opacos ou carcaças fraturadas. Além disso, os faróis são os primeiros afetados em caso de colisões, sendo sempre substituídos numa reparação pós-acidente.
Comprar um farol novo
O preço de um farol novo depende bastante da sua construção e tipo de carro. Para carros compactos baratos, os preços de um farol frontal novo começam abaixo dos 50 euros. Um complexo farol xénon pode facilmente custar várias centenas até mais de mil euros por peça. Descontos e promoções especiais podem ajudar a que poupe dinheiro. Assim, vale sempre a pena comparar preços. Contudo, deve sempre ver as peças de qualidade de marca. Apenas peças certificadas originais oferecem o desempenho desejado.