Sensor abs para o teu carro
Sensor rotações da roda for marcas Top de carro
- Sensor rotações da roda BMW Série 3
- Sensor rotações da roda VW GOLF
- Sensor abs RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Sensor rotações da roda SEAT IBIZA
- Sensor rotações da roda OPEL CORSA
- Sensor abs MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Sensor rotações da roda AUDI A4
- Sensor rotações da roda BMW Série 5
- Sensor abs AUDI A3
- BMW Série 1
- Sensor rotações da roda FORD FOCUS
- Sensor rotações da roda VW PASSAT
- Sensor abs VW POLO
- HONDA CIVIC
- Sensor rotações da roda MERCEDES-BENZ Classe E
- Sensor rotações da roda FORD FIESTA
- Sensor abs PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Sensor abs defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Sempre orientável com o sensor ABS
O sensor ABS é uma peça pequena e importante no sistema de travagem de carros modernos. Este integra o sistema ABS, assegurando que o carro está sempre controlado em caso de uma paragem de emergência.
A história do ABS
Apesar do ABS ter um toque moderno, de exclusividade, a sua origem data do ano de 1902, quando as primeiras tentativas nesta área foram efetuadas em comboios a vapor. Tornou-se bastante importante quando os aviões tiveram de se tornar capazes de aterrar a alta velocidade. Os aviões tornam-se muitas vezes instáveis ao aterrar na pista, puxando para um lado. O problema com o bloqueio de rodas é um veículo já não poder ser conduzido.
O ABS ou sistema de travagem antibloqueio foi uma grande solução nesta área. A primeira instalação ABS num carro foi no carro desportivo britânico JENSEN FF. A indústria automóvel alemã instalou o primeiro ABS em 1978, no Mercedes Classe S, seguindo-se rapidamente o BMW Série 7. A partir daí, o ABS rapidamente se espalhou para o equipamento padrão de carros compactos.
Estrutura do ABS e localização do sensor de ABS
O ABS consiste num sensor de velocidade da roda, um anel ABS e uma unidade de controlo. Em termos técnicos, um sensor ABS é bastante simples, é apenas um sensor magnético, que emite um sinal quando se aproxima de um campo magnético. O anel ABS, um anel de ferro dentado (ou perfurado) faz com que : o sensor registe permanentemente o campo eletromagnético que aparece e desaparece sucessivamente de dente em dente ou perfuração em perfuração durante uma condução normal.
Esta frequência é transmitida à unidade de controlo. Desde que o anel registe um movimento permanente da roda, o ABS não interfere no travão. Quando durante a travagem a roda bloqueia, a unidade de controlo desbloqueia o travão em impulsos, resultando na chamada “travagem aos soluços”. Isto permite que o condutor seja capaz de manter o carro sob controlo e evite um obstáculo durante uma travagem brusca.
Problemas e reparação do sensor ABS
Quando o sensor ABS está anómalo, isto é imediatamente percetível. A unidade de controlo já não recebe sinais e assume que a roda está bloqueada. Com cada manobra de travagem, a unidade de controlo causa uma travagem aos soluços, tornando a condução com um sensor ABS avariado muito desconfortável e inseguro.
Um sensor ABS pode ser danificado internamente, os cabos podem ter ficado soltos ou os contactos estão corroídos. O sensor está perto da estrada e, assim, está exposto ao às condições meteorológicas e salpicos de água. Um sensor avariado faz com que uma luz de aviso se ilumine no painel de instrumentos. Esta função é sensível o suficiente para que a lâmpada se ilumine antes do sensor deixar de funcionar totalmente.
A substituição do sensor é bastante simples. A roda é retirada, o sensor antigo é desapertado e substituído por um novo. A distância entre o sensor e o anel ABS deve ser novamente alinhada com um calibrador de lâminas. Depois de ligar a unidade de controlo, o sistema deve estar novamente operacional. Por vezes, a unidade tem de ser programada para reconhecer o sensor novo. Este é um serviço para uma oficina. Substituir o sensor ABS envolve automaticamente a verificação de todo o sistema de travagem: esta é uma excelente ocasião para uma inspeção visual das pastilhas do travão com sensores de desgaste, discos de travão, tubagem e mangueiras dos travões.
Custo de um sensor ABS
A época em que os componentes eletrónicos custavam uma fortuna já passou há muito. Os preços para um sensor ABS de qualidade de marca começam nos 7 euros por peça. Nestes preços baixos, é recomendável substituir os componentes antes do fim da sua vida útil por precaução. Geralmente, os sensores ABS não são construídos como consumíveis.
Em circunstâncias ideais devem durar tanto tempo como o carro: 15 anos e 250 000 quilómetros. No entanto, a sua posição vulnerável não é ideal para uma utilização tão longa. Assim, recomendamos a substituição preventiva do sensor ABS a cada 100 000 km. Isto deixa o carro permanentemente seguro, pronta a ser travado e orientável.