Lâmpada para o teu carro
Lâmpada for marcas Top de carro
- Lâmpada BMW Série 3
- Lâmpada VW GOLF
- Lâmpada RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Lâmpada OPEL CORSA
- Lâmpada SEAT IBIZA
- Lâmpada AUDI A4
- MERCEDES-BENZ Classe C
- Lâmpada OPEL ASTRA
- Lâmpada BMW Série 5
- Lâmpada VW PASSAT
- AUDI A3
- Lâmpada FORD FOCUS
- Lâmpada BMW Série 1
- Lâmpada VW POLO
- HONDA CIVIC
- Lâmpada MERCEDES-BENZ Classe E
- Lâmpada FORD FIESTA
- Lâmpada FIAT PUNTO
- SEAT LEON
Outras peças de reposição Sistema elétrico
Lâmpada defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Iluminação acessível para o carro: as lâmpadas de incandescência
As lâmpadas de incandescência, também chamadas vulgarmente “lâmpadas” ou “luzes de incandescência”, são fontes de luz encontradas um pouco por todo o veículo. O design clássico de um tubo de vácuo com um filamento está a ser cada vez mais substituído pelos componentes LED. Existe uma boa razão para isto, já que os LEDs aumentam claramente a segurança do veículo.
Veja e seja visto
As luzes num veículo, ou dentro dele, cumprem duas funções básicas: servem para sinalizar, tanto dentro como fora do carro, e melhoram a orientação do condutor e dos ocupantes. Todas as lâmpadas no painel de instrumentos, piscas e luzes traseiras são consideradas lâmpadas de sinalização. Servem para passar informação, mas não têm um efeito de iluminação activa. As luzes de orientação são os médios, os máximos e as luzes de interior. Isto inclui a lâmpada tradicional no tejadilho. Contudo, a iluminação do espaço dos pés, do porta-luvas e da bagageira são também comuns nos veículos actuais.
Design das lâmpadas
Uma lâmpada num carro ou dentro dele, está sempre localizada por detrás de uma tampa ou segura por um suporte. A lâmpada é alimentada com energia por meio de uma ligação à linha eléctrica. Esta fonte de alimentação é despoletada ou interrompida por intermédio de um interruptor manual ou automático.
Desvantagens das lâmpadas clássicas de incandescência
As lâmpadas, que eram a única opção até há bem pouco tempo, consistem num pequeno tubo de vácuo montado numa base de metal. Dentro do tubo existe um fio helicoidal muito fino, de tungsténio, que brilha quando aquecido. Assim, a lâmpada é chamada de incandescência, o que significa que emite luz em resultado do aquecimento. O problema é que o tubo de vácuo tem uma vida útil muito limitada. Especialmente em áreas exteriores, existem muitas influências nocivas para a lâmpada: estão expostas a vibrações constantes e têm de suportar altas temperaturas. Assim que o vidro da lâmpada fica danificado, o oxigénio entra e o filament funde de imediato.
Melhores de todas as formas: as lâmpadas LED
À excepção dos médios e máximos, existe uma alternativa para cada lâmpada de incandescência presente no veículo: as lâmpadas LED têm muitas vantagens sobre as lâmpadas de incandescência. Nos veículos, isto diz respeito em especial à sua vasta fiabilidade melhorada. Uma lâmpada de incandescência clássica tem uma vida útil máxima de cinco anos, normalmente muito menos. Ist não resulta apenas em situações perigosas quando, por exemplo, as luzes de travão falham. Em muitos países, conduzir um veículo com luzes defeituosas resulta em multas avultadas. O uso de lâmpadas LED previne na sua maioria, estas consequências.
Mais ainda, as lâmpadas LED têm um consumo de energia significativamente menor que o das lâmpadas clássicas. Isto significa que produzem menos calor, enquanto conseguem ter o mesmo tipo de emissão de luz. Isto permite às lâmpadas LED brilharem mais que as suas antecessoras clássicas. Assim, ao actualizar para LEDs é particularmente útil quando falamos do painel de instrumentos. “Transforme a noite em dia”.
Contudo, seja cuidadoso quando se trata de iluminação exterior: A conversão para LEDs é uma alteração estrutural do veículo na qual apenas fontes de luz aprovadas podem ser usadas. Em alguns países, as luzes de circulação diurnas muito brilhantes são permitidas, para além da Alemanha. Assim, o uso de luzes de circulação diurnas LED não aprovadas, pode ter consequências legais, mesmo no seu país. Período de graça para as lâmpadas de incandescência: os faróis Hoje em dia, existem dois sistemas disponíveis para uso nos faróis, que diferem principalmente num aspecto: o seu preço. Os faróis de xénon, extremamente caros, são a única alternativa à lâmpadas clássicas de incandescência disponíveis actualmente no mercado. Os faróis LED ainda não estão disponíveis enquanto alternativa de actualização às luzes de incandescência. Até que as alternativas LED estejam prontas para produção, as lâmpadas de alto desempenho e baixo custo H4 continuam sem alternativas. Conversão onde possível, qualidade onde necessário As luzes LED são ainda ligeiramente mais dispendiosas do que as muito acessíveis luminárias de incandescência, quando se fala de equipamento de sinalização e iluminação interior. Contudo, os LEDs tornaram-se tão baratos que é altamente recomendada a substituição de lâmpadas de incandescência queimadas por LEDs. Até agora, não é sensato substituir as luzes dos faróis com alternativas LED. Assim, torna-se de especial importância seleccionar um fabricante de marca para assegurar a iluminação ideal da estrada e do veículo.
Mais ainda, as lâmpadas LED têm um consumo de energia significativamente menor que o das lâmpadas clássicas. Isto significa que produzem menos calor, enquanto conseguem ter o mesmo tipo de emissão de luz. Isto permite às lâmpadas LED brilharem mais que as suas antecessoras clássicas. Assim, ao actualizar para LEDs é particularmente útil quando falamos do painel de instrumentos. “Transforme a noite em dia”.
Contudo, seja cuidadoso quando se trata de iluminação exterior: A conversão para LEDs é uma alteração estrutural do veículo na qual apenas fontes de luz aprovadas podem ser usadas. Em alguns países, as luzes de circulação diurnas muito brilhantes são permitidas, para além da Alemanha. Assim, o uso de luzes de circulação diurnas LED não aprovadas, pode ter consequências legais, mesmo no seu país. Período de graça para as lâmpadas de incandescência: os faróis Hoje em dia, existem dois sistemas disponíveis para uso nos faróis, que diferem principalmente num aspecto: o seu preço. Os faróis de xénon, extremamente caros, são a única alternativa à lâmpadas clássicas de incandescência disponíveis actualmente no mercado. Os faróis LED ainda não estão disponíveis enquanto alternativa de actualização às luzes de incandescência. Até que as alternativas LED estejam prontas para produção, as lâmpadas de alto desempenho e baixo custo H4 continuam sem alternativas. Conversão onde possível, qualidade onde necessário As luzes LED são ainda ligeiramente mais dispendiosas do que as muito acessíveis luminárias de incandescência, quando se fala de equipamento de sinalização e iluminação interior. Contudo, os LEDs tornaram-se tão baratos que é altamente recomendada a substituição de lâmpadas de incandescência queimadas por LEDs. Até agora, não é sensato substituir as luzes dos faróis com alternativas LED. Assim, torna-se de especial importância seleccionar um fabricante de marca para assegurar a iluminação ideal da estrada e do veículo.
Sugestões de produtos: