Motor de arranque para o teu carro

Motor de arranque for marcas Top de carro
- Motor de arranque BMW Série 3
- Motor de arranque VW GOLF
- Motor de arranque RENAULT MEGANE
- RENAULT CLIO
- Motor de arranque SEAT IBIZA
- Motor de arranque OPEL CORSA
- Motor de arranque MERCEDES-BENZ Classe C
- OPEL ASTRA
- Motor de arranque AUDI A4
- Motor de arranque BMW Série 5
- Motor de arranque AUDI A3
- BMW Série 1
- Motor de arranque FORD FOCUS
- Motor de arranque VW PASSAT
- Motor de arranque VW POLO
- HONDA CIVIC
- Motor de arranque MERCEDES-BENZ Classe E
- Motor de arranque FORD FIESTA
- Motor de arranque PEUGEOT 308
- SEAT LEON
Motor de arranque defeituoso? » Identificar mau funcionamento • Reparar • Manual de substituição
Arrancar em qualquer meteorologia com o arrancador
O arrancador ou motor de arranque pode ser encontrado em qualquer motor de carro ou camião. Este aciona o motor e deixa o carro pronto para ser conduzido.
Estrutura e posição do arrancador
Na maioria dos carros, o arrancador está facilmente acessível em cima ou ao lado do bloco do motor. Este pode ser identificado pelos dois cabos e a sua forma cilíndrica. Os três componentes principais do arrancador são: pinhão, solenóide e motor elétrico. O motor elétrico de um arrancador é bastante potente e gera um binário elevado, suficiente para mover o carro vários metros em caso de emergência.
Funcionamento do motor de arranque
O girar da chave de ignição aciona um eletroíman, fazendo com que o solenóide acione uma alavanca que puxa para fora o pinhão de acionamento no eixo de transmissão do arrancador e enrede a engrenagem do pinhão com o anel do arrancador no volante do motor. Assim que a engrenagem entra em contacto, formam o mecanismo de acionamento. É fechado um circuito e o motor é arrancado pelo motor de arranque. Um motor elétrico pequeno e bastante potente aciona o motor, desde que a chave de ignição seja mantida em posição de arranque.
Por esse motivo, os carros modernos têm um botão de ligar e desligar, prevenindo danos ao arrancador, quando a chave é mantida em posição de arranque durante demasiado tempo. Quando a chave é desengrenada, o campo magnético desaparece. Uma mola puxa a engrenagem de acionamento do arrancador para dentro e o arrancador para.
Avarias de um arrancador
Os arrancadores costumam ser componentes bastante robustos, não sendo particularmente suscetíveis a desgaste. Durante os seus curtos ciclos de funcionamento, estão expostos a grandes forças. Consequentemente, é possível que a engrenagem pinhão parta, que a engrenagem pinhão desgaste ou que o motor elétrico queime. Na maioria dos casos, os cabos são o motivo de um arrancador não funcional. A elevada voltagem necessária para arrancar contribui para a corrosão dos contactos elétricos. Faz todo o sentido limpar os contactos antes de substituir todo o arrancador.
Reparação e substituição de um arrancador
Em casos muito excecionais, o arrancador é instalado numa localização estranha. No Cadillac Northstar, por exemplo, está sob o coletor de escape. Na maioria dos carros, o arrancador está bastante acessível. Está fixado ao bloco do motor com quatro a seis parafusos. Pode ser simplesmente desapertado e substituído por um componente novo. A reparação de um arrancador é quase impossível. A sua carcaça é em alumínio fundido que costuma estar rebitada.
Em caso de uma bobina queimada do íman ou motor elétrico, não faz sentido reparar, porque ia acabar por ser mais dispendioso que substituir. Os arrancadores têm uma tendência para reagir de forma sensível a fluidos penetrantes. Quer seja óleo, água ou combustível, se o motor tiver uma fuga, o arrancador pode acabar por ficar danificado. Contudo, deve ser capaz de aguentar uma lavagem do motor. A substituição de um arrancador requer a substituição de todas as fugas possíveis.
Isto contribui bastante para uma vida útil mais longa de um arrancador novo. Se notar ligações elétricas corroídas ao substituir um arrancador, os contactos da bobina de ignição e bateria têm de ser verificados. Aqui também pode haver corrosão bastante avançada. Ao polir os contactos e aplicar algum lubrificante para vedar, estes pontos fracos são rapidamente resolvidos.
Compra de um motor de arranque novo
Antes da era da Internet, a única opção em caso de um arrancador avariado num carro mais velho, era visitar uma sucata para reparar o carro de uma forma mais ou menos acessível. Pagava algum dinheiro por um componente usado de idade e durabilidade desconhecidas. Estes tempos pertencem ao passado. Os preços para arrancadores desceram drasticamente.
Assim, a instalação de um arrancador usado é inútil e desnecessária. Os preços para produtos com qualidade de marca começam nos 80 euros. Tendo em conta estes preços acessíveis, um arrancador avariado já não é um problema grave num carro.