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Libertação fiável da válvula graças à corrente temporizadora A corrente temporizadora é uma peça muito durável e fiável para controlo do motor. É normalmente muiito mias durável que a alternativa: a disseminada correia temporizadora. As correntes temporizadoras são normalmente instaladas instaladas em veículos de gama alta. Ainda assim, quando atingem grandes quilometragens, a substituição de uma corrente temporizadora pode tornar-se necessária. Apesar de ser uma taerfa desafiadora, com alguma prática pode ser dominada por um talentoso mecânico amador. Controlo sensível do motor Para que um motor funcione os movimentos ascendentes e descendentes dos pistões têm em primeiro lugar que que estar sincronizados de forma precisa com a abertura e o fecho das válvulas. Naturalmente, o momento da injecção de combustível e a ignição da vela de ignição têm de coincidir para assegurar o correcto funcionamento do motor. Ainda assim, no que toca ao controlo da válvula, a temporização precisa é particularmente importante do ponto de vista da construção: na maior parte dos veículos, o curso do pistão e da válvula intersectam-se. Assim que o pistão sobe para comprimir ou para emitir gases de exaustão, não pode existir nenhuma válvula no seu caminho. Se o pistão atinge a válvula, tipicamente a válvula de exaustão, isso irá normalmente causar a destruição de ambos, tanto o pistão como a válvula. A reparação deste tipo de danos é muito complexo e representa a perda total na maior parte dos veículos. Função e localização da corrente temporizadora A corrente de controlo liga a cambota à árvore de cames. A cambota levante e baixa os pistões, enquanto que a árvore de cames abre e fecha as válvulas. A corrente temporizadora sincroniza estes movimentos uns com os outros, de tal forma que o motor funcione de forma ideal e para que se evitem os danos. A corrente de controlo das válvulas deve ser mantida sob tensão. Isto é assegurado por um tensor da corrente temporizadora. Normalmente, é um carril deslizante, que é pressionado contra a corrente por meio de um ajustador roscado. Com a idade, o tensor da corrente temporizadora pode desgastar-se, em especial por culpa de lubrificação inadequada. Defeitos da corrente temporizadora A corrente de controlo das válvulas pode falhar por três razões: desgaste, estiramento ou dilaceração. O caso mais comum, é o estiramento da corrente. Isto ocorre quando o tensor da corrente temporizadora foi aplicado demasiado apertado. Após uma certa quilometragem, acima de 150000 km na maior parte dos veículos, a corrente pode simplesmente atingir o fim de vida útil, independentemente de quaisquer factores exteriores.
Os veículos modernos disponibilizam um função de auto-diagnóstico para detecção do desgaste da corrente temporizadora. Mostra um aviso ou uma mensagem de erro quando a corrente tem de ser substituída. Outros sintomas incluem um mau comportamento de arranque a frio, um sibilar pouco comum, um batimento no motor e um ralenti inconstante. Frequentemente, o barulho atípico é incorrectamente diagnosticado como um defeito na transmissão. A distinção é muito simples: se o barulho ocorre, mesmo que o carro esteja parado com a transmissão desengrenada, o problema não pode estar na transmissão. Se apenas ocorre em condução, o “defeito da transmissão” estará muito provavelmente correctamente diagnosticado. O manual de manutenção também prescreve a substituição da corrente temporizadora. Contudo, a experiência mostra que a substituição da corrente temporizadora é indicada muito mais cedo, em especial nos veículos mais recentes. Alguns veículos da série Mercedes CLS são particularmente conhecidos por este tipo de problemas. Existem casos em que a corrente temporizadora nestes carros necessita ser substituída ao fim de apenas 60000 km. Substituição da corrente de controlo A substituição da válvula de controlo leva cerca de 6 horas, se levada a cabo numa oficina especializada. Isto mostra quão complexa é esta tarefa. enquanto mecânico amador, motivado, deve reservar um fim de semana inteiro para este trabalho. A substituição da válvula de controlo envolve a exposição de toda a corrente de transmissão. De seguida, a cambota e a árvore de cames têm de ser travadas com uma ferramenta especial.. Esta custa aproximadamente 80 a 120 euros. Após isso, os impulsores e a corrente podem ser removidos. Como regra, o tensor da corrente temporizadora tem também de ser substituído. O mesmo se aplica aos carris deslizantes. As correntes de controlo são geralmente vendidas em conjuntos completos, incluindo todos os vedantes. Se este conjunto já inclui as rodas da transmissão, recomendamos fortemente que as substitua, também.
Dado o elevado número de peças móveis, usar o óleo correcto é essencial para um controlo de válvulas com base numa corrente. Corrente de qualidade de um fabricante de marca Um kit de reparação completo para um controlo de válvulas com base numa corrente do fabricante da marca FEBI BILSTEIN custa cerca de 120 a 180 euros. Dada a importância deste componente e as consequências terríveis desta falha,, os clientes devem apenas confiar em qualidade de marca.

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