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Bloqueio escondido do óleo: o anel vedante da árvore de cames
O anel vedante da árvore de cames, também chamado “vedante do veio”, serve para vedar a árvore de cames à medida que sai da cabeça do cilindro. Assim, evita que o óleo lubrificante verta. Um anel vedante da cambota com fugas é uma deficiência grave na inspecção obrigatória. A sua reparação requer competência moderadas e é idealmente feita ao mesmo tempo da substituição da correia temporizadora.
Posição do vedante da árvore de cames
O vedante da árvore de cames está localizado dentro da carcaça da cabeça do cilindro, atrás da polia da correia temporizadora. A cambota sobressai da cabeça do cilindro e liga-se até à polia. A abertura na carcaça neste ponto é vedada pelo vedante da árvore de cames. Assim, o vedante da árvore de cames apenas existe em veículos controlados por uma correia temporizadora. Adicionalmente ao anel vedante na cabeça do cilindro, estes veículos têm um anel vedante adicional na cambota. Este anel pode começar a ter fugas com o passar do tempo.
O que é um “vedante do óleo”?
Os vedantes do óleo também conhecidos como vedantes do veio, são componentes com formatos especiais. São usados para a vedação fiável de veios rotativos. os vedantes do óleo consistem num anel estável de borracha complementado por um lábio com uma circunferência mais reduzida no seu interior. Em versões de alta qualidade, a força de aperto do lábio é reforçada por uma mola em espiral.
Defeitos dos vedantes do óleo
O lábio mais estreito, no interior do anel do óleo é muito sensível. O sobreaquecimento, o envelhecimento ou a penetração de objectos estranhos pode rapidamente destruir a superfície vedante. Nessa altura, o efeito vedante do componente perde a sua integridade e pode haver uma fuga de óleo lubrificante. Num bloco de motor, isto é detectável por vestígios de uma fuga de óleo por detrás da polia da cabeça do cilindro. dependendo do dano no vedante do veio, a perda de óleo pode ser mais ou menos severa. Contudo, óleo a esguichar no compartimento do motor é muito nocivo para as unidades auxiliares. A correia temporizadora pode começar a deslizar devido a lubrificação indesejada, o gerador pode queimar e outros componentes podem ficar gravemente danificados. Assim, a reparação do vedante do veio não deve ser negligenciada. Contudo, se a reparação deste dano é sempre um desafio.
Reparação do anel vedante da árvore e cames
Os passos aqui sublinhados para a reparação do anel vedante da cambota são meramente indicativos do procedimento e não instruções de instalação.
Existem duas formas de substituir o vedante do veio. São: substituir o anel vedante sem remover a árvore de cames. Até há alguns anos a esta parte, o vedante apenas poderia ser substituído removendo completamente a árvore de cames. Para o fazer, removia-se a tampa da válvula, o pinhão da árvore de cames e suporte do lado oposto. Se o veículo fosse controlado por um excêntrico hidráulico, este, em certas circunstâncias, tinha igualmente de ser removido. É muito importante que o excêntrico hidráulico seja colocado exactamente da mesma forma que foi removido. Se o excêntrico hidráulico for mudado, o ajuste das válvulas é muito difícil, senão impossível. Assim que a árvore de cames é removida, o anel vedante pode ser tirado. O novo anel vedante é simplesmente lubrificado com óleo e pressionado até estar na sua posição. Uma pressão uniforme no componente é de extrema importância. Pode também ser útil a ferramenta de encaixe adequada. Mesmo que se possam usar pancadas suaves com um martelo, deve usar-se uma peça amortecedora das pancadas entre o martelo e o anel. Caso contrário corre o risco de danificar o anel novo.
A outra forma é substituir o vedante sem remover a árvore de cames. Para isto, são disponibilizadas ferramentas especiais. Usa dois pequenos ganchos para entrar por debaixo do lábio e puxar o anel sem a ajuda de um fio. Esta ferramenta permite também inserir o novo anel vedante. Simplifica enormemente a substituição dos aneis vedantes. Trabalho adicional sensato Uma vez que a substituição do anel vedante envolve o afrouxamento da correia temporizadora, é uma boa oportunidade para levar a cabo uma manutenção do motor com pouquíssimo esforço. Mais, o anel do óleo da cambota deve ser verificado sempre que o vedante da árvore de cames é substituído. Envelhecem da mesma forma e estão expostos aos mesmos danos. Uma substituição por precaução é muito útil ao fazer esta reparação. Qualidade barata Um vedante da arvore de cames de marca (por exemplo Febi Bilstein) custa aproximadamente 6 euros ou mais. Dada a dificuldade e a instalação complexa, apenas deve usar os melhores materiais. Isto assegura que vai ter um motor com estanquicidade do óleo durante muito tempo.
Existem duas formas de substituir o vedante do veio. São: substituir o anel vedante sem remover a árvore de cames. Até há alguns anos a esta parte, o vedante apenas poderia ser substituído removendo completamente a árvore de cames. Para o fazer, removia-se a tampa da válvula, o pinhão da árvore de cames e suporte do lado oposto. Se o veículo fosse controlado por um excêntrico hidráulico, este, em certas circunstâncias, tinha igualmente de ser removido. É muito importante que o excêntrico hidráulico seja colocado exactamente da mesma forma que foi removido. Se o excêntrico hidráulico for mudado, o ajuste das válvulas é muito difícil, senão impossível. Assim que a árvore de cames é removida, o anel vedante pode ser tirado. O novo anel vedante é simplesmente lubrificado com óleo e pressionado até estar na sua posição. Uma pressão uniforme no componente é de extrema importância. Pode também ser útil a ferramenta de encaixe adequada. Mesmo que se possam usar pancadas suaves com um martelo, deve usar-se uma peça amortecedora das pancadas entre o martelo e o anel. Caso contrário corre o risco de danificar o anel novo.
A outra forma é substituir o vedante sem remover a árvore de cames. Para isto, são disponibilizadas ferramentas especiais. Usa dois pequenos ganchos para entrar por debaixo do lábio e puxar o anel sem a ajuda de um fio. Esta ferramenta permite também inserir o novo anel vedante. Simplifica enormemente a substituição dos aneis vedantes. Trabalho adicional sensato Uma vez que a substituição do anel vedante envolve o afrouxamento da correia temporizadora, é uma boa oportunidade para levar a cabo uma manutenção do motor com pouquíssimo esforço. Mais, o anel do óleo da cambota deve ser verificado sempre que o vedante da árvore de cames é substituído. Envelhecem da mesma forma e estão expostos aos mesmos danos. Uma substituição por precaução é muito útil ao fazer esta reparação. Qualidade barata Um vedante da arvore de cames de marca (por exemplo Febi Bilstein) custa aproximadamente 6 euros ou mais. Dada a dificuldade e a instalação complexa, apenas deve usar os melhores materiais. Isto assegura que vai ter um motor com estanquicidade do óleo durante muito tempo.
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