Tensor da corrente de distribuição para o teu carro
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Para uma adequada folga das válvulas
Uma correia sincronizadora é utilizada para configurar e sincronizar a folga das válvulas. Liga a árvore de cames e a cambota e sincroniza o movimento do pistão com o fecho da válvulas. Como alternativa à corrente sincronizadora, a correia sincronizadora é utilizada em muitos carros. Todas as outras soluções para a folga das válvulas são obsoletas e já não são utilizadas; o eixo vertical, basicamente uma barra de torção com duas rodas dentadas, nunca foi, dada a sua inclinação de torção, uma solução fiável.
Nem as tecnicamente simples engrenagens de cremalheira, que ligam a cambota e a árvore de cames recorrendo a um conjunto de engrenagens eram adequados para as tarefas que iam ficando mais exigentes com o passar do tempo: ao ser demasiado pesado, demasiado lento e demasiado trabalhoso, não tinham hipótese contra a solução tecnicamente simples da correia ou corrente sincronizadora. Dado que a correia sincronizadora leve e fácil de substituir é susceptível ao desgaste, a ideia original na origem da corrente sincronizadora é a criação de uma solução duradoura para a folga das válvulas. Isto revelou-se um erro.
Surpresa desagradável de um fabricante premium
Geralmente, a corrente sincronizadora é uma alternativa mais duradoura à correia sincronizadora. Em vez de uma correia de borracha com reforço de fibra de vidro, a corrente sincronizadora consistem em aço sólido. Para fabricantes premium como Mercedes-Benz esta era uma solução preferível para um período de tempo mais longo, contribuindo para períodos de manutenção mais longos. Até finais dos anos 90 era comum encontrar carros com mais de 1.000.000 de quilómetros na marca de topo alemã. Ainda nos anos 2000 algo extraordinário aconteceu: os motores avariaram às dúzias após 60.000 km e tinham de ser substituídas por uma questão de boa vontade.
Um fornecedor de correntes sincronizadoras foi identificado como a causa das avarias: por uma questão de custos de fabrico, foram prolongados os tempos de manutenção das prensas utilizadas para fabrico. Apareceram rebarbas nos elos da corrente sem que tivessem sido detectadas, danificando gradualmente os parafusos de ligação. Uma corrente é apenas tão forte quanto o seu elo mais fraco e em consequência disso, apenas uma peça com problemas é quanto basta para provocar a ruptura de toda a corrente. O fornecedor admitiu o problemas e actualmente, são fornecidas peças capazes de proporcionar a durabilidade original de uma corrente sincronizadora.
Manutenção de rotina para correntes sincronizadoras
O comando das válvulas de um motor com corrente sincronizadora consiste em válvulas tanto na cambota como na árvore de cames, a corrente sincronizadora propriamente dita e o tensor da corrente. A unidade “tensor da corrente / corrente sincronizadora” serve para manter a corrente sob a tensão projectada a todos os momentos. Se a corrente sincronizadora ficar demasiado frouxa, pode provocar o deslize da mesma o que pode, no por dos casos, levar a danos massivos no motor.
Se a unidade exerce demasiada pressão, o desgaste ocorre mais rapidamente, levando a uma vida útil mais curta. Por este motivo o tensor e a corrente estão equipados com um tensor automático. Quando o tensor atinge o limite da sua vida útil, a corrente começa a chocalhar. Nestes casos necessita de ser substituído o mais rapidamente possível. A vida útil do comando das válvulas com corrente de sincronização é de, hoje em dia 150.000 km, no mínimo.
Sem compromissos em termos de qualidade
A qualidade do tensor da corrente / corrente sincronizadora e todas as outras peças do comando das válvulas não é quantificável pelo seu preço. Tal como já foi dito, pequenas falhas de produção podem levar a falhas do motor. O fabricante do tensor e da corrente sincronizadora e todas as suas peças necessitam de uma qualidade de controlo profunda. Este é um negócio dispendioso, e muitos fabricantes estrangeiros estão tentados a economizar por razões de maximização de lucros.
Os fabricantes premium, contudo, estão certificados de acordo com o ISO 9001 bem como de acordo com as especificações do fabricante. Com a certificação indicada na embalagem ou indicado no website pode confiar na qualidade dos conjuntos de tensor da corrente / corrente fabricados.
Custos de substituição da corrente sincronizadora
Uma corrente sincronizadora não é uma peça demasiado dispendiosa. Para o modelo premium mencionado está disponível um conjunto de substituição de um fabricante de marca por 300 euros. A comparação de preços demonstrará que para o mesmo modelo, existem produtos a metade do preço. Recomendamos vivamente, contudo, a que não corra riscos relativamente a esta peça, com uma oferta mais económica.
O desafio não é a compra, mas a instalação. A oficina não pode levar a cabo esta reparação, com peça incluída, por menos de 1500 euros. Uma substituição caseira da corrente sincronizadora e do tensor apenas se recomenda a quem tiver as capacidades e experiência necessárias. Com ferramentas adequadas, a tarefa deve levar aproximadamente 6 horas.