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Vulnerabilidade de construção: A junta da cabeça do cilindro Uma junta da cabeça do cilindro é uma vulnerabilidade inevitável dada a sua construção. É responsável pela estanquicidade lateral da câmara de combustão. Devido às altas temperaturas e pressões internas no motor, a junta da cabeça do cilindro está permanentemente exposta a grandes esforço. Assim, a necessidade de substituição é cada vez mais provável após alguns quilómetros. Função e posição do vedante do motor Como o nome sugere, a junta da cabeça do cilindro está localizada entre a cabeça do cilindro e o motor de bloco curto. Assim, veda a câmara de combustão, definida pelos pistões que se movem para cima e para baixo, de um dos lados, e pelas válvulas do outro. A principal função do vedante do motor é manter a pressão de explosão contida no cilindro, e evitar que escape. Contudo, vários canais de lubrificação passam pela junta da cabeça do cilindro. A pressão de explosão tem de ser também vedada destes canais. Finalmente, a junta da cabeça do cilindro tem de garantir também que a água e o óleo não se misturam. Reconhecimento de defeitos no vedante da cabeça do cilindro Uma junta da cabeça do motor inchada é um dos danos mais temidos num carro, já que a sua reparação é normalmente demorada e dispendiosa. Contudo, se este dano acontece, uma reparação torna-se inevitável e deve ser levada a cabo o mais rapidamente possível. Quanto mais tempo passar até à reparação, mais prováveis serão os danos noutros sistemas do motor. Uma vez que a junta da cabeça do motor é a ligação entre a compressão, o óleo e o refrigerante, todas estas áreas do motor podem ser afectadas. Os sintomas podem incluir:

    O canal do óleo e do refrigerante não estão suficientemente vedados: óleo no refrigerante, indicado pela coloração negra no reservatório. Da mesma forma, a água pode entrar no sistema de lubrificação. Se assim for, uma espuma espessa, castanho esbranquiçada pode ser vista por debaixo da tampa do reservatório do óleo. A câmara de compressão e o canal do óleo estão ligados. Embora este caso seja raro, não é impossível. Se o sistema de lubrificação fica pressurizado, o óleo pode ser expelido pela vareta ou pelo turboalimentador. Fuga entre a câmara de compressão e o sistema de arrefecimento: neste caso, a pressão é aplicada ao sistema de refrigeração. As tubagens e o reservatório podem explodir. Contudo, as tubagens irão inchar, antes disto. O refrigerador irá ser expelido do reservatório ao acelerar. Formam-se bolhas de forma pemanente ao ralenti. A temperatura do motor aumenta constantemente. Mais, as fugas de óleo ou de água de refrigeração na junta da cabeça do cilindro são uma indicação segura de um defeito no vedante do motor
Reparação da junta da cabeça do cilindro Se se detectar uma fuga no vedante do cilindro atempadamente, pode ser reparada por um mecânico amador. É decisivo o facto de o motor estar ou não a sobreaquecer. Se sim, apenas partes desta reparação podem ser feitas sem recurso a um especialista.
Antes de substituir o vedante da cabeça do cilindro, o motor e o refrigerante têm de arrefecer. De seguida, deve remover a tampa da válvula e de seguida a cabeça do cilindro. É importante afrouxar os parafusos na ordem indicada pelo fabricante. Assim que a cabeça do cilindro é removida, deve procurar por regularidades. Uma barra direita de metal e um medidor de espessura devem ser usados para o efeito. Pode informar-se sobre as tolerâncias com o fabricante do motor. Se a regularidade está fora da tolerância admitida, devido ao sobreaquecimento ou à desmontagem incorrecta, a cabeça tem de ser polida. Isto apenas pode ser feito por uma empresa especializada e custa cerca de 150 euros. Assim que a cabeça é removida, a substituição da vedação da haste da válvula é recomendada. É uma boa oportunidade de polir as portas de entrada e saída e limpar minuciosamente as válvulas. depois disso, a nova junta da cabeça do cilindro pode ser instalada de acordo com as instruções do fabricante. devem usar-se novos parafusos e aplicar o momento de torção correcto. O vedante da tampa da válvula e, se necessário, a correia temporizadora com a polia tensora ou a bomba da água devem ser substituídas. Isto resultará num motor completamente reparado, que pode servi-lo por muitas mais dezenas de milhares de quilómetros de condução relaxada. Vedante do motor com qualidade É óbvio que os custos elevados na instalação da junta da cabeça do cilindro deixam espaço à utilização de peças de alta qualidade. Com ofertas baratas, podemos assumir que será necessária uma nova substituição a breve prazo, geralmente após algumas centenas de quilómetros. Um vedante de marca custa cerca de 100 euros, em kit. Esta reparação vale a pena.

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