00,00 €#
65-6202

Motor auto peças para todas as marcas de automóveis

Selecione o seu veículo
Pesquisar
Catálogo de peças de automóvel para Motor de qualidade premium

Fabricantes de marcas de Motor de auto peças

  • AJUSA Motor
  • CASTROL Motor
  • ELRING Motor
  • REINZ Motor

Motor - Informações sobre a função, reparação e substituição

A correia da transmissão tem a função de, no motor, assegurar que a temporização precisa entre o pistão e a abertura da válvula é sempre precisa. Para este efeito, a correia de temporização é usada como elemento de ligação entre a cambota e a árvore de cames no motor/correia de transmissão.

Informação geral sobre a correia temporizadora

A correia temporizadora assegura que a cambota e a árvore de cames funcionam sempre de forma sincronizada uma com a outra. Uma correia temporizadora é uma correia lisa feita de uma mistura de borracha e fibra de vidro, com dentes no seu interior. Estes dentes são fixados nas polias que estão montadas na árvore de cames e na cambota. Dependendo do veículo, a correia temporizadora pode ser usada para alimentar outros componentes como a servo bomba, a bomba de água e/ou o alternador. A bomda de água, em particular, é construída no motor e ao mesmo tempo serve para aplicar tensão na correia de temporização. Muitos tipos de motores têm dispositivos separados para criar tensão na correia, chamados polias.

Como substituir a correia temporizadora

Seja uma bomba de água ou uma polia - em caso de reparação, estes componentes são também substituídos. Ainda assim, os veículos complexos que têm motores boxer ou em V com dois bancos de cilindros, podem ter apenas uma correia temporizadora. A correia temporizadora, nesse caso, leva muito tempo a substituir, e a operação é complexa. Nestes veículos, como o Alfa Romeo 156, tem de retirar o motor na totalidade para a substituir. Em motores normais em linha, de quatro ou seis cilindros em linha, a correia temporizadora é relativamente fácil de sunstituir sem ter de retirar o motor.
Para substituir a correia de temporização , tem de seguir de forma rigorosa os planos de reparação. O mais importante é assegurar que não muda a posição entre a cambota e a árvore de cames quanto instala a nova correia. Para este efeito, fazem-se marcas na correia - na polia e na carcaça da cambota e da árvore de cames que terão de coincidir mais tarde. Mas mesmo que as cambotas e as árvores de cames pareçam estar correctamente alinhadas, uma delas pode estar rodada exactamente a 360º. Assim, tiramos sempre a vela antes de mudar a correia, para qe possamos rodar o motor manualmente como forma de teste.
A correia temporizador tem sempre de ser verificada a intervalos bem deerminados ou em caso de comportamento suspeito. em carro usados, por exmplo, pode verificá-la simplesmente olhando para ela. Se notar lascas de fibra de vidro ou alguma fenda, está na hora de a mudar. Contudo, mesmo uma correia aparentemente imaculada pode falhar repentinamente. Assim, se não sabe quando a correia foi mudada pela última vez, recomenda-se a sua substituição como medida preventiva. Dependendo do tipo de veículo, é recomendado que substitua a correia a cada 50.000 a 120.000 quilómetros. Para veículos mais antigos, deve falar com outros proprietários do mesmo modelo acerca destes intervalos. Para o Alfa romeo 166, o fabricante recomenda uma sustituição a cada 80.000 quilómetros, mas os proprietários acharam que o intervalo adequado é de 60.000.
Não deve tentar poupar dinheiro em correias de temporização ou nos componentes auxiliares em quaisquer circunstâncias. A vida útil do tensionador ou da bomba de água é praticamente a mesma que a da correia da transmissão. Caso não sunstitua o tensionador ao substituir a correia, isto poderá provocar a ruptura da nova correia após alguns milhares de quilómetros e causar um dano fatal no motor.

Tudo para a sua correia de transmissão

Uma correia de transmissão completa custa muito menos do que pensa. Os conjuntos simples da correia incluindo o tensionador custam menos de 15 euros. Isto faz com que a reparação e manutenção de carros antigos seja especialmente barata.
Na Expertautopecas pode encontrar todos os conjuntos de correia da transmissão. Os nossos mecânicos especializados irão dar-lhe conselhos úteis em caso de problemas durante a instalação. A substituição de uma correia da transmissão é muito desafiadora mas com alguma habilidade pode ser feito também por principiantes.


Bestseller: os artigos mais populares
SKF VKMC 06134-2
Bomba de água + kit de correia dentada VKMC 06134-2
Bomba de água + kit de correia dentada
  • Número de dentes: 123
  • N.º de artigo da ferramenta especial recomendada: VKN 1004
  • Correia: com perfil dentado arredondado
  • Largura do cinto [mm]: 27
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : VKMC 06134-2
Em stock
77,94 €
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
GATES KP15656XS
Bomba de água + kit de correia dentada KP15656XS
Bomba de água + kit de correia dentada Comando de válvulas Tourneo Connect
  • Artigo complementar / informação complementar: com bomba de água
  • informação complementar: G-Force Redline™
  • Linha de produtos: PowerGrip
  • Observar os dados técnicos
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : KP15656XS
Em stock
105,51 €
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
SKF VKMC 03259
Bomba de água + kit de correia dentada VKMC 03259
Bomba de água + kit de correia dentada Duratorq
  • Número de dentes: 137
  • Artigo complementar / informação complementar: com juntas
  • N.º de artigo da ferramenta especial recomendada: VKN 1005
  • Correia: com perfil dentado arredondado
  • Número de parafusos: 1
  • Material do rotor da bomba de água: Plástico
  • Largura do cinto [mm]: 25
  • Material da correia: PTFE (politetrafluoretileno)
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : VKMC 03259
Em stock
85,82 €
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
GATES KP55569XS-2
Bomba de água + kit de correia dentada KP55569XS-2
Bomba de água + kit de correia dentada Caddy Comando de válvulas
  • Artigo complementar / informação complementar: com bomba de água
  • informação complementar: G-Force Redline™
  • Linha de produtos: PowerGrip
  • Observar os dados técnicos
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : KP55569XS-2
Em stock
97,19 €
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
CONTITECH CT1168WP1
Bomba de água + kit de correia dentada CT1168WP1
Bomba de água + kit de correia dentada Comando de válvulas CRLD Octavia Scout
  • Número de dentes: 145
  • Largura 1 [mm]: 25
  • Artigo complementar / informação complementar 2: Bomba de água comutável, com contacto de corte integrado
  • Altura da embalagem [cm]: 18,7
  • Comprimento da embalagem [cm]: 19,5
  • Largura da embalagem [cm]: 18,2
  • Peso [kg]: 2,144
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : CT1168WP1
Em stock
214,22 €
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
INA 420 0234 10
Came de válvula 420 0234 10
Came de válvula Lado de admissão
  • Tipo de funcionamento: hidráulico
  • Altura: 33
  • Diâmetro: 12
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : 420 0234 10
Em stock
12,78 €
(Preço por unidade)
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
CONTITECH CT1028WP4
Bomba de água + kit de correia dentada CT1028WP4
Bomba de água + kit de correia dentada Comando de válvulas AXR Octavia
  • Número de dentes: 120
  • Largura [mm]: 30
  • Altura da embalagem [cm]: 18,7
  • Comprimento da embalagem [cm]: 19,5
  • Largura da embalagem [cm]: 18,2
  • Peso [kg]: 2,093
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : CT1028WP4
Em stock
118,17 €
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
SKF VKMC 01250-2
Bomba de água + kit de correia dentada VKMC 01250-2
Bomba de água + kit de correia dentada AMF ATD Comando de válvulas
  • Número de dentes: 120
  • Artigo complementar / informação complementar: com juntas
  • N.º de artigo da ferramenta especial recomendada: VKN 1000
  • Artigo complementar / informação complementar 2: com perno roscado
  • Correia: com perfil dentado arredondado
  • Material do rotor da bomba de água: Plástico
  • Largura do cinto [mm]: 30
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : VKMC 01250-2
Em stock
110,17 €
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
FEBI BILSTEIN 18672
Came de válvula 18672
Came de válvula para veículos com filtro de partículas de fuligem
  • Tipo de funcionamento: hidráulico
  • Espessura: 35
  • Observar a Informação de Serviço
  • Lado de montagem: Lado de admissão, Lado do escape
  • Diâmetro: 12
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : 18672
Em stock
7,93 €
(Preço por unidade)
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
CONTITECH CT1028WP3
Bomba de água + kit de correia dentada CT1028WP3
Bomba de água + kit de correia dentada Caddy Comando de válvulas ATD
  • Número de dentes: 120
  • Largura [mm]: 30
  • Altura da embalagem [cm]: 18,7
  • Comprimento da embalagem [cm]: 19,5
  • Largura da embalagem [cm]: 18,2
  • Peso [kg]: 2,079
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : CT1028WP3
Em stock
122,64 €
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
FEBI BILSTEIN 19800
Came de válvula 19800
Came de válvula
  • Tipo de funcionamento: hidráulico
  • Observar a Informação de Serviço
  • Lado de montagem: Lado de admissão, Lado do escape
  • Diâmetro: 35
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : 19800
Em stock
12,02 €
(Preço por unidade)
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
FAI AutoParts BFS101S
Came de válvula BFS101S
Came de válvula
  • Tipo de funcionamento: hidráulico
  • Altura: 26
  • Lado de montagem: Lado do escape, Lado de admissão
  • para número OE: 050 109 309
  • Diâmetro: 35
  • Quantidade: 1
  • Superfície: Revestido a ntrato de titânio (Tin)
  • Condição:  Completamente novo
Número do artigo : BFS101S
Em stock
6,75 €
(Preço por unidade)
incl. IVA de 23%, portes de entrega não incluídos