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Motor /transmissão por correia auto peças para todas as marcas de automóveis

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Catálogo de peças de automóvel para Motor /transmissão por correia de qualidade premium

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Motor /transmissão por correia - Informações sobre a função, reparação e substituição

A correia da transmissão tem a função de, no motor, assegurar que a temporização precisa entre o pistão e a abertura da válvula é sempre precisa. Para este efeito, a correia de temporização é usada como elemento de ligação entre a cambota e a árvore de cames no motor/correia de transmissão.

Informação geral sobre a correia temporizadora

A correia temporizadora assegura que a cambota e a árvore de cames funcionam sempre de forma sincronizada uma com a outra. Uma correia temporizadora é uma correia lisa feita de uma mistura de borracha e fibra de vidro, com dentes no seu interior. Estes dentes são fixados nas polias que estão montadas na árvore de cames e na cambota. Dependendo do veículo, a correia temporizadora pode ser usada para alimentar outros componentes como a servo bomba, a bomba de água e/ou o alternador. A bomda de água, em particular, é construída no motor e ao mesmo tempo serve para aplicar tensão na correia de temporização. Muitos tipos de motores têm dispositivos separados para criar tensão na correia, chamados polias.

Como substituir a correia temporizadora

Seja uma bomba de água ou uma polia - em caso de reparação, estes componentes são também substituídos. Ainda assim, os veículos complexos que têm motores boxer ou em V com dois bancos de cilindros, podem ter apenas uma correia temporizadora. A correia temporizadora, nesse caso, leva muito tempo a substituir, e a operação é complexa. Nestes veículos, como o Alfa Romeo 156, tem de retirar o motor na totalidade para a substituir. Em motores normais em linha, de quatro ou seis cilindros em linha, a correia temporizadora é relativamente fácil de sunstituir sem ter de retirar o motor.
Para substituir a correia de temporização , tem de seguir de forma rigorosa os planos de reparação. O mais importante é assegurar que não muda a posição entre a cambota e a árvore de cames quanto instala a nova correia. Para este efeito, fazem-se marcas na correia - na polia e na carcaça da cambota e da árvore de cames que terão de coincidir mais tarde. Mas mesmo que as cambotas e as árvores de cames pareçam estar correctamente alinhadas, uma delas pode estar rodada exactamente a 360º. Assim, tiramos sempre a vela antes de mudar a correia, para qe possamos rodar o motor manualmente como forma de teste.
A correia temporizador tem sempre de ser verificada a intervalos bem deerminados ou em caso de comportamento suspeito. em carro usados, por exmplo, pode verificá-la simplesmente olhando para ela. Se notar lascas de fibra de vidro ou alguma fenda, está na hora de a mudar. Contudo, mesmo uma correia aparentemente imaculada pode falhar repentinamente. Assim, se não sabe quando a correia foi mudada pela última vez, recomenda-se a sua substituição como medida preventiva. Dependendo do tipo de veículo, é recomendado que substitua a correia a cada 50.000 a 120.000 quilómetros. Para veículos mais antigos, deve falar com outros proprietários do mesmo modelo acerca destes intervalos. Para o Alfa romeo 166, o fabricante recomenda uma sustituição a cada 80.000 quilómetros, mas os proprietários acharam que o intervalo adequado é de 60.000.
Não deve tentar poupar dinheiro em correias de temporização ou nos componentes auxiliares em quaisquer circunstâncias. A vida útil do tensionador ou da bomba de água é praticamente a mesma que a da correia da transmissão. Caso não sunstitua o tensionador ao substituir a correia, isto poderá provocar a ruptura da nova correia após alguns milhares de quilómetros e causar um dano fatal no motor.

Tudo para a sua correia de transmissão

Uma correia de transmissão completa custa muito menos do que pensa. Os conjuntos simples da correia incluindo o tensionador custam menos de 15 euros. Isto faz com que a reparação e manutenção de carros antigos seja especialmente barata.
Na Expertautopecas pode encontrar todos os conjuntos de correia da transmissão. Os nossos mecânicos especializados irão dar-lhe conselhos úteis em caso de problemas durante a instalação. A substituição de uma correia da transmissão é muito desafiadora mas com alguma habilidade pode ser feito também por principiantes.

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